quarta-feira, 13 de maio de 2009

As donas da noite



Esta noite, em meio a pensamentos inspiradores, afinal a madrugada inspira ideias legais. Pensei em plantas de hábito noturno, a primeira coisa que me veio a mente foi a dama-da-noite. Ao pesquisar na internet, descobri algumas coisas interessantes sobre ela. Me acompanhe.

Para início de conversa a dama-da-noite não é apenas uma espécie e sim várias outras espécies , mas de hábito noturno, e assim chamadas por este nome, são na verdade de gênero e espécies diferentes, no qual podem ser trepadeiras ou até mesmo cactos, mas todas com algo em comum e o que as caracterizam... os mecanismos de atração de polinizadores vespertinos e noturnos.

É isto mesmo, as damas-da-noite teem um mecanismo que atraem os insetos que ajudam na ploriferação de seu pólen, e a forma mais conhecida é pelo odor.

Um exemplo, são as mariposas. Ela é responsável pela polinização da maioria dos exemplares destes vegetais, elas saem no final da tarde e à noite em busca do nectar das flores que usa como alimento. A planta entra nesta história, com a intenção de atrair o inseto para que ele, em troca de comida, carregue seu pólen de uma flor para outra, para isto ela lança um odor agradável (perfume). Este momento é controlado por um mecanismo da própria planta que identifica a ausência de luz. Entendeu? rs

E no Twitter:


@AlexMarcelDias Dama-da-noite é a que mais conheço, pois o cheiro é inesquecível! rs

@carloshakme Respondendo à pergunta, uma planta de habito noturno que conheço é a: "trepadeira" ;)

@vegetando Jasmin? Se é que soltar perfume à noite (se ela fizer mesmo isso) é considerado hábito noturno. #vivoverde


___________
Eng. Ambiental Daiane Santana.

  • Entre em contato comigo via Twitter.

Sugestões e dúvidas: daianeea@gmail.com


2 comentários:

  1. Lda dama da noite e ótimas tuas informações.Interessantes!beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. te add ai ta?
    se puder... me add tb !
    nossa gostei muito do material aqui ..mas fiquei encabulada com a estrutura tb do blog!!!

    ResponderExcluir