terça-feira, 12 de maio de 2009

Tecido de material reciclado

Eu venho aceitando dicas via twitter, de assuntos para postar aqui no Blog e esta dica veio do @Beto10 .

Mas vamos ao que realmente interessa, você ao menos sabe como é feito um tecido reciclado do lixo? Pois bem, o lixo em questão aqui é a GARRAFA PET, sim, aquela garrafa de plástico verde ou transparente. Para se produzir o tecido deste material, inicia-se com a coleta seletiva das garrafas usadas, geralmente por catadores, mas que também por PEV/LEV - Posto de Entrega Voluntátia/Local de Entrega Voluntária que talvez tenha próximo a sua casa, ou até mesmo que a prefeitura colete, que depois disto são encaminhadas para cooperativas, que iram separar.

"Uma garrafa de PET é 100% composta de poliéster reciclável que é uma resina termoplástica de alta resistência."

Ao comprar as garrafas PETs das cooperativas, as empresas lavam, moem e descontaminam para que sejam fundidas ou derretidas e transformadas em flocos, e depois fíos de poliéster (equipamentos próprios), que são trançados com algodão para se fazer o tecido de PET.


Já é uma tendência natural que o tecido feito a partir do políester reciclado se torne mais expressiva ainda, afinal de contas ele nada mais é doque um tecido poliéster tradicional, mas com material reciclado, o que já ajuda na conciência ambiental de quem o compra. Mas ao conhecer uma malha reciclada de garrafas PET que provavelmente seriam descartadas na natureza. Não se observa muita diferença, principalmente no conforto que é o que a maior parte da pessoas teem como preocupação. Pois ela é feita do mesmo poliéster das outras malhas

Não me assusta muito o fato de pensar que logo logo será uma tendência ou até mesmo uma necessidade o uso de roupas de material reciclado. Eu aqui em Palmas/TO não conheço empresas que vendão este tipo de material, mas caso voçê use ou tenha interesse em comprar e experimentar, diga-nos o que achou.

"Mas, para que tudo isso aconteça é fundamental que todos nós separemos nosso lixo e encaminhemos para a coleta seletiva.(caso seja a realidade de sua região)"
No mais fiz aquela pesquisa básica no twitter;


E as respostas foram:

@lukels Acho que sim, se fosse uma coisa legal e bem feita...

@vivianepereira Sim já usei camiseta de garrafa pet! #Pesquisa

@idman Eu tenho uma camiseta feita com tecido de garrafas pets recicladas!

@fabisevilha usaria, sim ;)

@diegodug Sendo bonito, por que não?

@caferrari se a durabilidade for boa e o preço acessível, sem dúvidas.

@mistelko depende do processo. se garantisse higiene, usaria sim

@Samuka3000 sim, o #Fleece se não me engano é em boa parte reciclado tb.

@leticce Estou usando hoje uma camisa de PET

@XaniXani Usaria com certeza =)

@penachiando SIM


@ednaldotorresfe Opa, então dulcíssima amiga, a reposta e sim, eu usaria tecidos de materiais reciclados na buena, se eles forem confortáveis

@martapavlak Resposta de Thiago: "Contanto que esteja limpo e me sirva, eu uso qualquer coisa!!!!"

@Juninhu_ respondendo> usaria, desde q atendesse certos critérios (conforto, preço, beleza)

@janiosarmento Gladis sim! E eu também, basta ser confortável.

@terezajardim com certeza, se atender aos outros atributos de um bom produto...


@Beto10 eu usaria se fosse num preço acessível .. normalmente são o olho da cara o_O

@carlosbressan se fosse bom sem problemas, agora se fosse só por ser reciclado não

@raquelalmeida eu já uso! ;)

@robertocarp - eu usaria, tudo pra ajudar a natureza...

@alexandreqg Sim!

@rickslz Como o que? roupa? Usaria sim, se me agradasse. Mamãe fez uma agenda de material reciclado num curso que ela tá fazendo.

@AlexMarcelDias Você usaria um tecido de material reciclado? - Dependendo do tecido, sim

@carlini Usaria sim, desde que seja confortável e preço acessível.

@yurifreitas Usaria na boa... http://307.to/agN (exemplo) e http://307.to/agP (sobre)

@Andre_Sugai Eu também usaria!!! :)


Pelas respostas do pessoal, percebe-se que a aceitação é ótima, mas há aquelas ressalvas, procura-se que o recido seja confortável, até me espantou que não foram muitas pessoas que responderam quanto ao preço, mas houveram, talvez porque não se lembraram. Muito obrigada pessoal!



___________
Eng. Ambiental Daiane Santana.

  • Entre em contato comigo via Twitter.

Sugestões e dúvidas: daianeea@gmail.com

5 comentários:

  1. Poxa, bem legal a matéria. Fiquei feliz por ter contribuído. Acho que temos mesmo que nos unir pra propagar ideias que façam tão bem ao nosso planeta.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essa matéria...
    Apoio totalmente essas coisas de reciclagem e tals.
    Aproveitando...
    Minha mãe uma vez "desfiou" um monte de garrafas pet e não sei como, mas de um jeito ela fez um vestido, ficou lindo e nem parece garrafa, parece até sei lá, aqueles materiais que a gente usa pra decorar árvore de natal AHUahuAHHUahuA...
    e por falar em peças de roupa, ela tbm uma vez fez uma bolsa com o lacre de latinhas + crochê, ficou mto massa.
    É isso ae.

    ResponderExcluir
  3. Legal falar sobre esse tema. Acho esse tipo de uso pra materiais recicláveis super interessante e necessário.

    Perguntinhas básicas... Você sabe se o custo da produção de tecido de material reciclado é caro? Sabe se isso reflete num preço mais alto que o comum no produto final?

    thx
    ;*

    ResponderExcluir
  4. Valeu!!

    @Dani eu não sei em detalhes, mas me disseram que o preço é um pouco maior... mas acho que assim como tudo que é ECO (orgânico tb) é sempre mais caro, acho que segue a tendência, agora quanto a produção, não faço a mínima ideia, mas posso averiguar, assim que souver aviso!

    =] thanks

    ResponderExcluir
  5. Pra quem tiver interesse, no link abaixo tem um tutorial que ensina a fazer pulseiras ecológicas com caixas de leite vazias:

    http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt&section=Blogs&post=160534&blog=358&coldir=1&topo=3994.dwtElas são lindas e super fáceis de fazer, vale a pena!

    Até mais [=

    ResponderExcluir