segunda-feira, 20 de abril de 2009

Chorume – O que é, e como combater?

Hoje o assunto é um tanto quanto fedido, vou falar do chorume. Sabe o que é? Nunca escutou falar? Há já sim, na escola, mas só sei que é um líquido de odor forte. Mas além disto o chorume tem um  alto potêncial de contaminação. Vamos aos detalhes:

Por definição o chorume é uma substância líquida resultante do processo de putrefação (apodrecimento) de matérias orgânicas. Este líquido é muito encontrado em lixões e aterros sanitários. É viscoso e possui um cheiro muito forte e desagradável (odor de coisa podre).

Mas este chorume pode ser tratado e este processo  é muito importante para o meio ambiente. Caso não seja tratado, ele pode atingir lençóis freáticos, rios e córregos, levando a contaminação para estes recursos hídricos. Neste caso, os peixes podem ser contaminados e, caso a água seja usada na irrigação agrícola, a contaminação pode chegar aos alimentos (frutas, verduras, legumes, etc).

Por causa da grande concentração de matéria orgânica, este chorume pode trazer para a área moscas, urubus, dentre outros animais que podem causar doenças.

Existe também o necrochorume que é o líquido resultante do processo de decomposição de cadáveres. Há também, neste caso, a necessidade do tratamento desta substância nos cemitérios.

Mas o chorume pode se tornar solução em algumas áreas, pois ele pode ser transformado em adubo orgânico e habitat para criação de minhocas.

Segundo o Blog Dr. Chicletinho dá para combater o chorume por algumas ações:

  • Não jogue comida no lixo! Faça compostagem;
  • Separe os resíduos recicláveis para pessoas que reciclam;
  • Separe as pilhas e baterias. Elas são um veneno para o solo;
  • Separe ss resíduos de óleos de cozinha e produtos químicos e leve à algum centro de reciclagem;
  • O óleo de cozinha é ótima para diversas finalidades, você pode encontrar uma facilmente
  • Separe as cascas de frutas, legumes e verduras e coloque-as nas platas, elas fornecem nutrientes para as plantas

Engenheira Daiane Santana.

___________

  • Entre em contato comigo via Twitter.

Sugestões e dúvidas: daianeea@gmail.com

5 comentários:

  1. Ótimos conselhos para evitá-lo.Um beijo e uma linda semana!chica

    ResponderExcluir
  2. ihhhhhhhhhh... tá fedido aqui hj!!! hehehehe
    Boa postagemmmmm!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi....estou jogando em uma fenda no meu terreno:cascas de frutas,cascas de legumes,cascas de ovos,pó de café,folhas secas de árvores.....o que vc acha?estou fazendo errado?estou produzindo chorume?vc viu a minha postagem sobre isso?me mande um email com a sua opinião....obrigada,Monique

    ResponderExcluir
  4. Não. Na compostagem não tem problema com chorume não, se vc revolver sempre para que a temperatura fique sempre estável, não tem problema e é assim mesmo que se faz! Chorime é proveniente de grandes quantidades de lixo, que sei que não é seu caso.

    ResponderExcluir
  5. Olá Daiane,
    Parabéns pelo blog

    Que bom saber que há gente preocupa com o Chorume. Gostei daqui. Parabéns.

    Em resposta a questão da Mimi.
    Fique tranquila, este procedimento pode ser feito desde que você não deixe de cobrir os resíduos com terra para não atrair ratos. E também lembre-se de verificar se há minhocas, pois se não houver procure algumas e coloqueas lá, pois elas comerão os residuos mais rápido do que vc pensa e com isso tornará seu solo muito mais fértil.

    Um grande abraço
    Dr.Chicletinho

    ResponderExcluir