sábado, 18 de abril de 2009

Condenar ou não, o amianto crisotila? #7 Suspensa

post_colunadai

Há, acho que hoje vou cutucar falar em uma área um tanto quanto difícil. Aliás difícil de convencer quem apenas escutou um lado da moeda. Mas vamos com calma que acho que dá para entender perfeitamente. Veja que irei falar de AMIANTO, que é um minério que tem uma aparência bem característica de fios de cabelo por ser uma fibra (da cor branca), antes de tudo é bom deixar claro que existem 2 tipos de amianto, o anfibólio e o crisotila. E qual é a diferença entre eles? É simples, a fibra do  amianto anfibólio é contituída por ser pontiaguda em suas extremidades (o que facilita sua penetração e permanência no pulmão por inalação), agora o amianto crisotila já é constituído por extremidades arredondadas. Esta semana pessoas foram protestar afavor do amianto crisotila na Esplanada dos Ministérios em Brasília.

 

Fiquei sabendo que estava havendo esta manifestação em Brasília/DF por causa do amianto crisotila (do banimento da fibra e fechamento da empresa) e eu tenho uma visão bem limpa e técnica sobre este assunto, tanto que postei em meu Blog pessoal (Amianto: vilão ou mocinho?) no mesmo dia que soube desta história, e foi bem escondido que isto veio atona, tanto que só soube quanto liguei em minha casa em Minaçu/GO (cidade onde compreende-se a Mineradora de Extração de Amianto – SAMA/Crisotila).

 

Fico muito indignada em conversar com pessoas que só sabem falar uma coisa quando escuta a palavra amianto:

 

- Amianto é cancerígeno!

 

Não é bem… por aí, hoje em dia já se teem técnicas de qualidade do ar, e também filtros (no caso da empresa o Filtro de Manga – um dos melhores filtros para capturar filhas e pequenos particulados), além de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual – que são de extrema obrigatoriedade em qualquer empresa bem conceituada, bem avaliada e de direito a vários selos de qualidade. E tenho certeza que a empresa teem suas portas abertas para quem quiser ir lá conferir.

Acontecimentos de mortes pela asbestose (doença cancerígena proveniente da penetração da fibra de amianto no pulmão) aconteciam com muita frequência logo no início das descobertas em várias mineradoras pelo fato de não se ter uma adequada tecnologia em seu preparo. Mas hoje os tempos são outros.

Um mito que acho que deve ser derrubado e de extrema importância é a de que não existe esta de que pela ingestão (comer e  beber) da fibra de amianto a pessoa venha a ter algum problema de saúde. Já pecam aí mesmo, porque a fibra só vem a ser prejudicial quando inalada (respirada) e ainda teem aquela, que se for anfibólio a chance é bem maior de algum problema, mas o crisotila ele tem uma permanencia no corpo segundo estudos apenas de 2 dias. Mas esta exposição à fibra hoje em dia é muito, mais muito pequena. Há locais na empresa SAMA, em quem nem particulado existe e eu pude comprovar isto pessoalmente com equipamentos adequados.

 

Então fica aqui minha opnião e também meu “abre olho” para quem fala pelos cotovelos e não tem referência nenhuma para falar, apenas olham noticiários na internet de  UMA  pessoa que morreu por causa de asbestose/câncer no pulmão, mas que também foi fumante por mais de 40 anos … Mas também há boas notícias que circulam por aí, imparciais de uma boa argumentação e que mostra especificamente como ela é.

 

Aconselho que leiam também a matéria que escrevi em meu Blog VivoVerde.

PS: Matéria publicada no Blog Suspensa.info na coluna “Contagem Regressiva para o Fim do Mundo”.

Daiane Santana - @vivoverde

2 comentários: