quarta-feira, 11 de março de 2009

Papel, vilão ou não?

Alguns dias atrás perguntei em um poste - Qual sacola usar? - e dei a ideia de usar sacolas de papel pelo fato de se decomporem mais facilmente e com o intúito na verdade da diminuição do número de sacolas plásticas no solo, nos mares, etc mas o que parece é que a coisa bombou, recebi e-mails e também recados do pessoal se mostrando contra as sacolas de papel. Então resolvi juntar tudo isto e ver no que dá.

Um dos e-mails foi este, da Ana da FunVerde:

"Temos que desmistificar as sacolas de papel, parar de pensar que elas são melhores somente porque se degradam rapidamente, existem outros fatores que depõe contra este tipo de embalagem, porque elas exercem muita pressão sobre os recursos naturais e são totalmente dispensáveis."

No qual, no post respondeu também que:

"A sacola de papel é extremamente prejudicial ao planeta, porque usa recursos naturais cada vez mais escassos - água e terra fértil - além dos produtos químicos para transformar a madeira em sacola de papel que depois será utilizada somente por alguns minutos e depois jogada no lixo.

O melhor mesmo é utilizar sua boa e velha sacola retornável, que pode ser feita de jeans usado, chita, do que você quiser, inclusive de crochê feito com tiras de sacolas de plástico eterno. (FunVerde)"

Desta forma, acho que já deu para perceber quais os pros e contras que a sacola da sacola de papel. Mas hoje a Sam me mandou um outro e-mail que complementa ainda mais o grande vilão que parece ser é o papel e o eixo do mal que se forma proximo a ele (via DeRepente):

  • Aproximadamente 324 L de água são gastos para produzir 1 KG de papel. Fonte: Environment Canada
  • A média per capita de uso de papel nos EUA é de 333 KG. A média global é de 48 KG. Fonte: Food and Agriculture Organization of the United Nations
  • 10,000 árvores são derrubadas anualmente na China para a produção de cartões festivos. Fonte: Xinhua News Agency
  • São necessárias 75,000 árvores para a impressão do Sunday Edition do New York Times. Fonte : North Carolina Office of Waste Reduction and Recycling
  • Cada árvore proporciona oxigênio suficiente para 3 pessoas respirarem. Fonte: North Carolina Office of Waste Reduction and Recycling

Mais dados aqui.

Apesar de algumas alternativas digitais, o uso do papel e da impressora ainda é uma realidade. E realmente, ainda imprimimos muita coisa - gastando papel, tinta e energia. Será que isso é realmente necessário?

Boas ideias...

Com o intuito de estimular uma consciência ecológica a SPRANQ criou a Ecofont. Tirando pequenos círculos de cada caractere, essa fonte é capaz de economizar 20% de tinta sem comprometer a leitura. Uma solução inteligente e simples.

Ela pode ser baixada gratuitamente aqui.

E mais ...

O Dia Mundial da Água 2009, está chegando e se celebrará este ano no domingo, 22 de março, enfatizará as questões relacionadas às águas compartilhadas entre as nações. Pessoas de todo o mundo estão convidadas a celebrar este dia ressaltando a importância dos desafios mundiais de compartilhar a água e oportunidades.

Daiane Santana

______________

  • Procuro parcerias, entre em contato!
Sugestões e dúvidas: daianeea@gmail.com

4 comentários:

  1. A melhor maneira, como sempre, é ter o bom senso e economizar...

    ResponderExcluir
  2. Ola Daiane

    Entre os males o menor e preferivel o saco de papel que gasta tanta energia para fazer qto o saco plastico.Mas como vc recomenfdou o melhor e mesmo a velha sacola de pano.

    ResponderExcluir
  3. Pois então .. pensando em "desempenho ambiental" acho que tudo gera impacto ambiental .. e deve-se haver na verdade um estudo para ver qual delas que gera "menos" impacto... aí sim há de se ter uma resposta concreta para este caso.. ainda não vi nenhum estudo quanto a isto ... mas logo que encontrar posto aqui ...

    ... por enquanto vamos ficando com os pros e contras .. e evr no que vai dando... eu acho super genial as sacolas de pano ....

    \o/

    ResponderExcluir
  4. Oi Daiane, então, entre o plastico e o papel eu tambem fico com o papel, pois geralmente essas sacolas sao feitas com fibras de celulose mais grosseiras mesmo, que muitas vezes são a sobra do processo inicial de um papel mais "nobre"... MAS, entre o papel, plastico e a reutilizavel de jeans, fico com a ultima, alem de ser bonitinha, a filosofia anti-consumista(é usada para levar compras né hehehe?) esta ao seu lado

    ResponderExcluir