quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Desertificação, causas e curiosidades

Os primeiros registros de desertificação em áreas agrícolas no mundo são de 1930, quando ocorreu um fenômeno conhecido como Dust Bowl no meio-oeste americano. A área atingida fi cou conhecida como a grande Bacia do Pó. Essa área era caracterizada por solos de pouca profundidade, pequena precipitação anual e ventos fortes. Os desmatamentos e a intensifi cação da exploração dos solos por meio da agricultura e pecuária, agravados por forte seca entre os anos de 1929 e 1932, foram as causas principais desse fenômeno. Uma superfície de 388.500 km2 de solo seco foi arrastada pelo vento formando enormes tempestades de pó. O sol fi cou totalmente encoberto e cidades como Washington e Nova Iorque mergulharam na escuridão. Milhares de pessoas morreram de fome ou de doenças pulmonares. A seca obrigou mais de 350 mil pessoas a abandonar a região com destino a outras zonas dos Estados Unidos (MCLEISH, 1997; SCHENKEL; MATALLO JÚNIOR, 2003).

História interessante, não? Diria até que muito assustadora... mas é a isto mesmo que a desertificação assola.

De acordo com Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertifi cação (PNUD, [1993?]),
“desertificação entende-se a degradação da terra nas zonas áridas, semi-áridas e sub-úmidas secas, resultantes de vários fatores, incluindo as variações climáticas e as atiatividades humanas”.
A convenção define a degradação como a redução ou perda da produtividade biológica ou econômica das terras agrícolas devido aos sistemas de utilização da terra, a erosão do solo causada pelo vento e/ou pela água, a deterioração econômica e das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo e a destruição da vegetação por períodos prolongados.


Causas da desertificação

Todo o uso de terras localizadas em regiões secas que não levar em consideração a sensibilidade dos ecossistemas e a sua fragilidade poderá provocar um impacto que conduzirá à desertifi cação, uma vez que esses ecossistemas apresentam um equilíbrio delicado, em especial, durante a época seca.

Além dos fatores ambientais que favorecem a degradação das terras e o surgimento da desertifi cação, a pobreza e a insegurança alimentar são consideradas como causas e, ao mesmo tempo, conseqüência da desertificação. Em estudo desenvolvido sobre desertificação e pobreza no Semi-Árido do Nordeste brasileiro, encontrou uma forte relação entre níveis elevados de pobreza e degradação ambiental que levam à desertificação. O aumento da demanda por alimentos, energia e outros recursos naturais provocado pelo crescimento da população e da densidade populacional, implica no cultivo de novas terras, quase sempre com menor capacidade de suporte ou, o mais comum, no aumento da intensidade de cultivo das terras já cultivadas, contribuindo para a ocorrência de desertificação.

Curiosidades

A degradação das terras e a desertificação atingem cerca de 33% da superfície do planeta e 70% das regiões com problemas de aridez. A população atingida pelo processo de desertificação varia de 300 milhões a 785 milhões, podendo atingir cerca de 2,6 bilhões de pessoas. A maioria das áreas afetadas pela desertificação no mundo coincide com os maiores bolsões de pobreza nos países em desenvolvimento, onde as conseqüências são trágicas, particularmente nos países africanos. Fonte: O deserto de Surubabel na Bahia

Daiane Santana

_____________

  • Pessoal vote no TOP30 aí do lado!
  • Procuro parcerias, entre em contato!
Sugestões e dúvidas: daianeea@gmail.com

8 comentários:

  1. interessante.. bem, por aqui temos uma vastidao de rios e bacias fluviais, deixar que a desertificaçao simplesmente aconteça é besteira. tome os holandeses por exemplo, eles tem serios problemas de alagamentos (graças ao mar do norte) mas drenam e fizeram uma barragem e tanto (com estrada e usina)... hoje é nescessario que se faça leves modificaçoes no mundo em que vivemos para torna-lo habitavel.

    ResponderExcluir
  2. Tô me sentindo tão culto lendo esse blog..rs; ]...o texto ficou massa...aprendi mais um pouquinho\0...=*

    ResponderExcluir
  3. Oi, Daniela. Tudo bem? Sou a Clarissa e vim parar no seu blog buscando por assuntos em consonância com o site ComoTudoFunciona, um dos clientes da Edelman, agência de comunicação onde trabalho.
    Parabéns pelo blog, muito informativo.
    Sobre a desertificação, tens razão quando diz que as atividades humanas contribuem para o crescimento dos desertos. As atividades relacionadas ao desenvolvimento agricola contribuem na redução na capacidade do solo para capturar e reter água.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Desculpe. Daiane, escrevi seu nome errado! Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá, Daiane! Esse problema da desertificação é bastante sério e deve ser combatido com a máxima eficácia, principalmente onde é mais visível que é no semi-árido nordestino. Esse tipo de solo abrange cerca de 70% do Nordeste e cada vez mais está aumentando. É preciso que as autoridades e a sociedade civil entre em luta para que essa situação seja revertida.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  6. ola daiane, vim parar no deu site, apos uma busca sobre o assunto citado no texto acima, bem adorei a sua forma da narrar e simplificar, bem o PNDU, na verdade foi em 1992, podes comprovar na atualização, do livro de eustaquio de sene de 2008.
    abraços, espero que te ajude.
    Mainna

    ResponderExcluir
  7. atualizações são sempre bem vindas ... rs


    valeu aí...


    .o/

    ResponderExcluir
  8. Olá Daiane,
    Fico feliz por perceber que você se interessa por temas ambientais, dentre eles, a desertificação. A propósito, a citação correta do artigo paracialmente transcrito por você é:
    PAIVA, A. Q. ; ARAUJO, Q. R. ; GROSS, E. ; COSTA, L. M. . O deserto de Surubabel na Bahia. Bahia Agrícola, v. 8, p. 21-23, 2007.
    Ele está integralmente disponível em:
    http://www.seagri.ba.gov.br/pdf/3_comunicacao04v8n1.pdf

    Saudações,

    Prof. Arlicélio de Q. Paiva

    ResponderExcluir