sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

E a polêmica continua "JALAPÃO x SURVIVOR"

Esta eu encontrei na Internet.... "Gravação de "Survivor" no Brasil causa danos em área, dizem moradores", muito do que a jornalista diz em seu artigo creio que já é bem familiar para os moradores do Tocantins e também aos meus caros leitores.
Abaixo segue o artigo.

""A próxima temporada do reality show norte-americano "Survivor" será ambientada no Brasil, em uma unidade de conservação do Estado do Tocantins conhecida como Jalapão.
As gravações da 18ª temporada do programa começaram no mês passado e se tornaram polêmica na região, que abrange seis municípios em uma área de 34 mil km quadrados.

Rogério Canella/Folha Imagem
A chapada do Jalapão é conhecida por suas nascentes, cachoeiras, corredeiras, praias de água doce e rios cristalinos e por sua paisagem intocada.
Moradores e a imprensa local afirmam que as filmagens estão devastando a área.
Produzido pela rede norte-americana CBS, o programa --que já ganhou uma versão nacional na Globo, o "No Limite"-- traz os participantes isolados em alguma região do mundo onde disputam entre si e ainda lutam para sobreviver.
Atualmente, o canal pago "People&Arts" exibe o "Survivor - Guatemala".
As gravações do programa estariam sendo camufladas por um suposto contrato milionário da CBS com o governo local, e a produção estaria causando estragos e impedindo visitas a região.
Sigilo
Em um texto postado em seu blog, a jornalista Fernanda Bruni afirma que "o problema está no desastre ecológico que a equipe está causando na região quando coloca tratores e sistema de esgoto".
"Além de interditar as dunas do Jalapão colocando placas bilíngües com escritas dizendo 'Fechado para o público' e 'Propriedade Particular', parece que eles estão tirando dos cofres da emissora mais alguns milhões de dólares para manter a imprensa de boca fechada", diz o texto da jornalista.
Suzana Barros, assessora da Secretaria de Comunicação do Tocantins, rebate as críticas afirmando que não existe nenhum contrato envolvendo o governo do Estado e a CBS.
Chad Rachman/AP
Cena do reality-show "Survivor", produzido pela CBS; próxima temporada está sendo gravada no Tocantins
Cena do reality-show "Survivor", produzido pela CBS; próxima temporada está sendo gravada no Tocantins
"Nada foi assinado em troca das gravações. O governo ganha somente com a mídia espontânea que o programa irá gerar quando for ao ar", explica.
Segundo a assessoria do governo do Tocantins, o governador e alguns jornalistas que visitaram a área onde as filmagens estão sendo feitas tiveram que assinar um termo de confidencialidade.
"Como é um reality show que ainda será editado, a produtora precisa manter as informações em sigilo para que isso não vaze para o mundo todo", disse Suzana.
Ainda de acordo com informações da assessoria, o Jalapão não sofreu desmatamentos para que as gravações pudessem acontecer. "Eles gravam em uma área de campo limpo, que não precisou ser alterada por conta das filmagens", diz a assessora. Segundo ela, a CBS também contratou uma empresa para reparar danos ambientais depois que deixar o local.
"Somente a região onde a gravação acontece é interditada. E os turistas e moradores são avisados com antecedência", explica Suzana.
O Naturatins, instituto responsável pelas unidades de conservação do Tocantins, entre elas o Jalapão, afirma que a região passou por um licenciamento ambiental antes da gravação e que representantes do órgão fazem um constante monitoramento da região.
As gravações do "Survivor" no Jalapão começaram em novembro e devem seguir até o final do mês.
Esclarecimentos
No final de novembro, o deputado estadual Marcello Lelis (PV) encaminhou ao governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), um pedido de esclarecimento a respeito dos critérios que envolveram a autorização das filmagens no Jalapão. O pedido, apresentado na Câmara Estadual, foi negado pela bancada do governo e arquivado.
Segundo o assessor de imprensa do deputado, neste final de semana ele irá, acompanhado por uma comitiva da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), até a região das filmagens verificar se o acesso está restrito à equipe de filmagem.""

Fonte: SARA UHELSKI da Folha Online

22 comentários:

  1. Estou acompanhando a matéria do Jalapão tanto no seu blog, como em outros e na Folha Online,esse caso é um absurdo! Infelizmente "o país sempre se vende por pouco", abrir mão de uma região única, linda e turística que temos, com riscos de impactos ambientais por troca de imagens que nem serão divulgadas com brasileiras e nem tocantinenses.

    Sinceramente é uma vergonha!

    ResponderExcluir
  2. Há Renan... muito obrigada pela visita ...

    Tá aí um ponto que nem estava lembrando mias... nem Brasileiros tem ... e pelo que parece nem aqui vai ser exibido..

    o_O

    PS: E ainda reclamam de que nossa causa é bobeira ... hunf

    ResponderExcluir
  3. Eu achava que esse programas eram gravados em estúdio...

    ResponderExcluir
  4. - Daiane o email é eduardomiguelpardo@uol.com.br fico no aguardo, deixo um abraço grande!

    ResponderExcluir
  5. nosssa, tem até esgoto no set O.O

    eu assistia Survivor quando foi gravado numa ilha chamada Vanuatu...

    Meu blog foi indicado ao Meme criado pelo blog Risada Forçada e estou passando pra você responder também.

    http://umdiadeguh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. - Dani só para constar, há muita gente na net "P" da vida com esta situação e botando a boca na coisa toda e a net está se transformando em uma ferramenta nesta batalha, dê busca sobre a assunto no google e veja quanta coisa inclusive vídeos decendo a borracha nos caras e em quem os permitiu lá e naquela presunção toda como se o território fosse Amaricano, ai que noojjjjoooooo! Pau neles GO HOME! GO GO NOW!!!

    ResponderExcluir
  7. Daiane, estamos na Campanha "volta IRC", depois participar com algum banner tb, beijão!!

    ResponderExcluir
  8. A dias venho pesquisando sobre o SUVIVOR e sua cia, e é bem obscura a forma em que essa gravação acontece... pois é um reality-show bem visto em todo o mundo...

    Ainda se 10% de tudo que se falar for verídico, chega a ser um absurdo o desrespeito com um lugar de preservação...

    Espero em breve estar a par de toda a questão...

    ResponderExcluir
  9. Acho um absurdo que informações como essa circulem sem ninguém se perguntar até que ponto isso é verdade....
    É ridiculo, absurdo que nós brasileiros acreditemos em tudo o que vemos na internet sem questionar a veracidade dos fatos.
    E dentro da veracidade dos fatos, vamos lá:
    Quem destroi a amazônia? Nós.
    Quem polui os nossos rios? Nós.
    Quem não paga imposto?
    Quantas empresas aqui no brazil pagam os funcionários em dia, com todos os protocolos certos e etc?
    Poisé.... Nós destruimos o Brasil, nós como povo nos sacaneamos até não poder mais e depois quando uma grande empresa america vem aqui agente cai de pau neles, isso sem mencionar algumas coisas...
    Turismo é a maior industria do mundo atualmente, o survivor é visto por mais de 14 milhões de americanos fora a audiência mundial, ou seja é uma "senhora" propaganda.
    As filmagens que estão destruindo tanto assim o jalapão, que alias quantos brasileiros ja foram la? Justamente por ser reality tem pouquissimos cenários, que são construidos em clareiras previamente existentes... Assim como o lugar onde as pessoas moram... E mais, todo o material usado vai ser retirado assim que as mesmas terminarem... E mais, a lista continua.
    Graças a essas filmagens a cidade de Mateiros recebeu um influxo de dinheiro violento, já que são empregados muitos de seus habitantes além do comercio local assim como o comércio local de Palmas além da contratação de mão de obra local, para todos os tipos de serviços, de tradutores a cozinheiros, todos de carteira assinada.
    A compra de bens que chegou a São Paulo e ao Rio Grande do Sul.
    Reconstrução de vias para Mateiros e dai vai.
    Olha, nada no mundo e perfeito, mas dai a falar que Tem uma bandeira americana no Jalapão? É muito, são fomentadores de destruição que passam informações sem ter certeza do que estaõ falando.
    Não acreditem em tudo oque leêm.

    ResponderExcluir
  10. Esse anônimo fala besteira...deve ser do governo do estado, pois nem a coragem de se identificar tem!
    Temos que proteger sim nossas reservas, se um ou dois não fazem, não será por isso que deixaremos de fazer algo para nos proteger desta agressão não somente ao povo tocantinense, mais a toda nação brasileira.
    Vem americanos com suas empresas e seus dolares e os governantes se vendem, e nos deixa a pergunta, esse dinheiro foi destinado aos cofrer públicos, ou foi embolsado por quem está no poder?
    O Deputado Marcelo Lellis encaminhou um pedido de esclarecimento para ser aprovado na assembléia e foi arquivado, mais os outros companheiros de casa, se mostram que estão a proteger o execultivo estadual, pois se os referidos não tem nada a esconder por que não aprovaram então o pedido de esclarecimento? Protegem o líder do execultivo e a empresa americana, ou o interesse do povo tocantinense?
    Infelizmente vemos que protegem o próprio interesse.

    ResponderExcluir
  11. MEEEEUUUU!!! que povo que fala besteira, esse anônimo sendo do governo ou não está certíssimo.... nem tudo que a gente lê é verdade, vc não viram o local, não dá pra dizer nadaaaa!! que bosta!! povo buuurrroooooo ignorante, essa Daina (dona do blog) eu vi a reportagem na record, só falou besteiraaaa!! A iracy, professora da UFT disse: "O solo terá processos irrevercíveis" Que burrice, como se só estão lá há 3 meses e a área onde foi construído já era campo limpo, tais como campo de pouso, estão há 300 metros do leito do rio, respeitando a app, o lixo vai pra POrto Nacional, onde é o aterro sanitário mais próximo Licenciado, e ainda até sabonete, sahmpoo, sabão, detergente é tudo biodegradável... MEU DEUS QUE BURRICE, só porque é gringo??? O "inteligente" do âncra da record falou: "Até tanque de combustível lá tem, um absurdo" que burrice, como se não pudesse ter, é um canteiro de obras e PRECISA ter, muito melhor do que ficar transportando caminhão de combustível prá lá e pra cá!!! POVO BURRO, não sabe, não viu, e de tanta burrice não vai ver...Tudo que vê na internet acredita... Quer uma dica??? Assistam o Jornal Nacional, se vc entender um pouqinho do assunto, vc vai ver que falam um monte de bobagem..."AH a Fátima BErnarde falou, então eu acredito" AAAFFFFF, tenham opniões próprias, vc não estão interessados com o meio ambiente e sim em criticar atitudes dos outros... vcs jogam papel no chão, mascam chiclete e jogam na rua, bebe refrigerantes e jogam a lata no meio da rua, pisam na grama, NÂO PLANTAM NENHUMA FLOR, Quantas árvores vc plantaram nos últimos dez anos????

    SEU BURROS E IGNORANTES, Vão tudo catar coquim!!!

    ResponderExcluir
  12. Bom... muito obrigada pelas informações.. e principalmente pela EDUCAçÃO..

    o_O

    ResponderExcluir
  13. Ah, e outra coisa, já que vcs são tão ambientalistas, metam o pau também no Shopping capim Dourado... Porque??? Tá em APP e é de Gringo, e é empreendimento permanente e não temporário!! um bom pano pra manga!!

    ResponderExcluir
  14. Daina, me desculpe a ignorância, mais já estou chateada com esse assunto!!! Uma coisa a gente sempre tem que prestar atenção, a gente tem que olhar os dois lados da história, eu sempre procuro fazer isso, pra errar menos, já quebrei muito a cara, e te garanto ainda estou aprendendo... mas mesmo assim estou me redimindo e peço desculpas!!!

    ResponderExcluir
  15. Que nada... fica tranquila.. pode ver que mesmo com os insusltos eu não apago comentário ... é a sua opinião... assim como também coloco a minha opnião aqui ... mas até emsmo estes postes quanto ao Jalapão .. eu só coloco e-mails que me mandam e tal, analizo se rola de postar e lá vai .. o que eu quero é discusão mesmo ... alguns apoiam outros não e assim vão indo as coisas.. quando ao SHOPPING Capim Dourado eu nem me atrevo até porque já vi uma apresentação de uma monografia de uma aluna da UFT a Patrícia Inocêncio onde ela aponta todos os impactos ambientais de lá... mas como é pura jogada política... aqui no TO tá complicado viu ... o Governador acerta por um lado mas por outro ... fica complicado ....

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Creio numa coisa... a verdade está sendo monopolizada pela midia, dinheiro com certeza ta rolando por tráz de tudo isso, e tenham certeza não é pouco... porém, temos que olhar os dois lados da história, como ja foi dito em alguns comentários sobre midia, nem tudo que eles mostram é verdade, às vezes almentam para que o ibope chegue ao "topo" da torre ênfil... convenhamos né galera, Olhemos para o lado ruim da coisa, mas também pelo lado bom, sempre tem!

    e outra, a amazonia esta sendo destruida a muito tempo, o que se pode fazer se faz, contudo o povo continua destruindo, jogar o papel do chiclete no chão, a lata do refri, o copo descartável ou mesmo aquela sacolinha que não nos serve mais... tudo isso é degradação abiental e sabemos disso, mas continuamos a fazer, o melhor seria que cada critico tivesse o trabalho de ir propriamente no local e averiguar para ver se realmente o que estão dizendo é a pura verdade ou simplesmente estão "promovendo a desgraça" para com os produtores.

    Prefiro ficar no meio termo como ainda não vi fotos, videos e muito menos fui la, e nem pretendo ir. rs

    Obrigado pelo espaço!
    gracaipaz@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Olá Daiane, sou do Tocantins mas não moro mais ai. Soube a pouco tempo sobre a polémica que envolve o território do Jalapão com a televisão norte-americana CBD. O teu Blogger ajudou me a esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto. Acho que o vosso papel (ambientalistas) é fundamental num país como o Brasil. No entanto, esse assunto é puramente político. Acho que vocês deviam se juntar e enviarem um pedido de esclarecimento ao Governo. Ele sim, é o mais errado nessa história. Compreendo que de pouco ou nada resultará mas é o teu papel na sociedade como defensora do ambiente. Torno a repetir, que acho fundamental o trabalho de vocês, como classe profissional, mas é preciso ser direccionado para quem realmente é responsável por não deixar que episódios como o que se passa no Jalapão aconteça.

    ResponderExcluir
  19. gostaria que este progama e fizeram e jalapao estivesse ajudado a melhora a cidade pelo que sei so causaram damos aos pontos turisco e o governo que ficou o o dinheiro e a cidade cotinua igual.

    ResponderExcluir
  20. Pois então, foi o que muitos de nós profissionais ambientais, já esperávamos!!

    Mas.. é assim mesmo, enquanto isto o Governador aqui do Estado está sendo cassada a sua candidatura, teve uma casa agora confiscada por estar em local de APP - Área de Preservação permanente - e por aí vai.... Não me espanta muito saber que ficou elas por elas...

    É lamentável, isto sim ...

    Obrigada pelo comentário Anônimo.. da próxima dica quem és rs :D

    ResponderExcluir