quarta-feira, 15 de abril de 2009

Feliz dia Nacional da Conservação do Solo

Obá!

Isto mesmo, hoje (15/04) é o Dia Nacional da Conservação do Solo e eu como uma disciplinada "blogueira ämbiental" como dizem, não poderia deixar este dia passar em branco.

Mas você sabe pelo menos o que vem a ser conservaçào do solo? O próprio nome já diz, são métodos que ajudam a fortalecer solos degradados, que não recebem tratamento adequado ele pode perder suas propriedades naturais e se tornar infértil.

Ao desmatar, considera-se como uma das mais importantes medidas para a conservação do solo. A erosão é um processo que prejudica muito o solo, e através do sistema de curvas de nível por valetas em sentido circular que são feitas no solo de regiões altas (montanhas, morros, serras). Estas valetas absorvem a água, evitando assim as enxurradas que levam as terras.
O reflorestamento entra neste quesito pelo fatode ocorrer em locais com falta de vegetação, no qual facilita a ocorrência da erosão so solo.
O eucalipto e o pinheiro são as árvores mais utilizadas neste processo, pois suas raízes “seguram” a terra e absorvem parte da água.

Um ótimo método também é a rotacão de culturas, que seia basicamente, dar um descanso a terra. No qual divide-se a área em partes, de maneira que uma delas ficará sempre descansando.
As outras partes recebem o plantio de culturas diferentes. Após a colheita, ocorre uma rotação, evitando o desgaste da terra (perda de nutrientes).

Segundo O Globo, existem no Brasil mais de 60 milhões de hectares de áreas degradadas, evidenciando as regiões sul, sudeste e centro-oeste pela sua intensa atividade agrícola empresarial. Dias atrás o Ministro da Agricultura Renhold Stephanes disse:
"o que ja há de áreas derrubadas e degradadas para recuperar é mais do que suficiente para nào precisar derrubar mais nehuma árvore"
______________

Daiane Santana

  • Procuro parcerias, entre em contato!
Sugestões e dúvidas: daianeea@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário