quarta-feira, 15 de abril de 2009

Como vai a qualidade da água em sua região?

O negócio é o seguinte… abro a caixa de correio, encontro aquela belíssima conta de água "absurda" como de costume... e com ela um informativo da qualidade da água de Palmas da SANEATINS em atendimento ao decreto Presidencial 5440/2005, do período de dezembro de 2007 a novembro de 2008.

Veio com belas definições específicas da área de saneamento, relatório da água distribuída, informações sobre a rede de abastecimento e mananciais, a real importância da água para a população, os orgãos fiscalizadores competentes (local e nacional), um breve resumo da qualidade da água distriuída no ano de 2008:

[…] A produção de água tratada de Palmas/TO, exceto Buritirana, é certificada pela ISO 9001-2000 […] as análises são realizadas em laboratórios da Saneatins ou por serviços tercerizados, mas com comprovada competência […] em Buritirana os parâmetros de frequência semestral e trimestral foram analisados com frequência anual. […] todas estações dentro dos limites estabeliecidos para consumo humano. […]

Ainda um número é fornecido para a população entrar em contato e saber de outras informações (3218 3488). Se todo mundo que tiver um problema LIGAR, creio que só tem a acrescentar para cada um de nós.

Sua cidade tem isto também? Se sim, você se sente mais “confortável”? Se não, você se sentiria mais “confortável”?

FATO

PS: Há um fato que ocorre ultimamente em Palmas/TO e que não estudei afundo o caso ainda, mas diz respeito a uma comunidade de assentados que situa-se próximo a um aterro sanitário e questionavam que a qualidade da água era “suspeita”, caso que depois de feita os devidos teste microbiológicos, foi encontrado colifórmes fecais e uma alta concentração de fósforo! Os moradores já nem podem ir as feiras levar os seus produtos agrícolas porque gera preconceito, acabam se escondendo pára poderem vender seu produto de geração de renda familiar! Complicado não?

Fato é que a qualidade da água na área urbana vai bem, e a água das propriedades rurais? não carecem de um tratamento especializado também não?

Daiane Santana

___________

  • Procuro parcerias, entre em contato!
Sugestões e dúvidas: daianeea@gmail.com

Um comentário:

  1. maravilha de blog Adelia. Além de muito agradável visualmente, tem uma ótima proposta social e de utilidade pública. Pode usar a tirinha, será um prazer.

    ResponderExcluir