sexta-feira, 24 de abril de 2009

Código ambiental de SC será questionado na ONU

Recebi por e-mail esta notícia e achei melhor compartilhar... mostra que a coisa é séria, mas como disse o querido Minc, podem até colocar em vigor a lei, mas o IBAMA vai multar do mesmo jeito.. adoro...!! Segue abaixo o e-mail:

Itajaí – Samantha Buglione, professora do Mestrado em Gestão de Políticas Públicas e coordenadora nacional do Comitê Latino Americano e do Caribe para Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem), apresenta em Genebra, na Suíça, durante a 42ª sessão do comitê do Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais pelo Brasil (Pidesc), das Organizações das Nações Unidas (ONU), que acontece entre os dias 5 e 22 de maio, denuncia contra as mudanças no código ambiental de Santa Catarina.

A apresentação reforça o relatório paralelo enviado à organização sobre o desempenho do Estado brasileiro na área dos direitos econômicos, sociais e culturais. O informe aponta que a mudança na lei viola as regras da democracia, põe em risco a proteção ambiental e de cidadãos sem solucionar o problema do campo.

No documento é mencionado o desastre natural ocorrido no final de 2008 em Santa Catarina e a aprovação, por parte da Assembléia Legislativa, em 31 de março, da Lei 238/2008, que viola leis federais por reduzir áreas de proteção reduzindo as matas ciliares às margens dos rios de 30 para cinco metros e, no caso das nascentes fluviais, de 50 para dez metros.

O Pidesc foi adotado pela ONU em 1966, e contém, juntamente com o Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos, os principais compromissos decorrentes da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O Pacto cria obrigações legais aos Estados-partes, no sentido da responsabilização internacional em caso de violação dos direitos por ele consagrados. A proteção desses direitos é instruída por relatórios encaminhados pelos Estados, enquanto sua supervisão cabe ao Comitê de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais da ONU.

Organizações da sociedade civil podem oferecer ao Comitê seus próprios relatórios, chamados relatórios paralelos, contra-relatórios ou informes alternativos, que são acolhidos como subsídio. Fonte

___________
Engenheira Daiane Santana.

  • Entre em contato comigo via Twitter.

Sugestões e dúvidas: daianeea@gmail.com

6 comentários:

  1. Q vergonha, O governo do meu estado endoidou, querem reduzir as faixas de proteção para mata ciliar, esqueceram das enchentes e demoranamentos!! um horrorrr... escrevi sobre isso hoje tb!!!

    ResponderExcluir
  2. Como já havia coentado em um blog de algumas amigas minhas..
    Esse é o cumulo da memória curta..
    Qualquer criança de 10 anos hj em dia sabe relacionar o desmatamento de matas ciliares com desastres ambientais como o de SC..
    Mas o governo...

    ResponderExcluir
  3. Mas, afinal, o que a ONU pode fazer por isso? O que o governo federal está fazendo para tirar essa ideia insensata da cabeça dos governantes de SC? Já não basta tanto desastre ambiental por lá? Enchentes, deslizamentos...
    Triste!

    ResponderExcluir
  4. Realmente,então qual é a solução?Vamos ver mais catástrofes?Foram poucas ?

    ResponderExcluir
  5. Dai,voltei p/ dizer que li o recadinho ( DR. Chicletinho e vc )lá no mimi....obrigada pela gentileza......estou fazendo conforme a sua sugestão......

    ResponderExcluir
  6. Valeu mesmo pelos elogios.
    Isso me deixa mais empolgado pra fazer sempre melhor.
    =)

    Adoro aqui tbm.
    sua imagem superior da maça verde tá otima.
    ;]

    1abraço

    ResponderExcluir