sexta-feira, 17 de abril de 2009

Amianto: vilão ou mocinho?

Ligo ontem para minha mãe em Minaçu/GO e ela me diz que várias pessoas foram para Brasília para participarem de um protesto em prol ao NÃO fechamento da empresa SAMA - Mineradora de amianto (e NÃO ao banimento to AMIANTO CRISOTILA). Na verdade nem sabia que a coisa estava tão feia assim, procurei ontem mesmo sobre o assunto na internet e não encontrei nada apenas sitações sobre a fibra e tal.

Fui para o twitter (claro) para ver o que diziam sobre ele e foi inevitável ... achei estes tweets de imediato:

@renatamachado Quantas pessoas têm a experiência de pegar um engarrafamento na Esplanada em virtude de uma manifestação a favor do amianto crisotila???

@nandabarreto inacreditável: manifestação a favor do amianto na esplanada dos ministérios.

Por fim, vejo que ela é contra a manifestação em outro tweet dela.

Hoje pela manhã ainda curiosa pela repercusão (que não está havendo e isto me deixa furiosa) procuro mais coisas sobre o amianto e mencontro um post no Blog do Omar que achei magnífico, ele apresenta ambas as partes desta problemática, sem dar sua opnião é claro. Para ver o poste na integra CLIQUE AQUI.

E comentei o seguinte (ainda esperando aprovação):

Olá!

Olha, eu sou praticamente filha do amianto... tenho 24 anos e nasci em Minaçu/GO, cidade onde situa-se a mineradora de Amianto Crisotila, meu pai foi funcionário da empresa durante 20 anos, somos TODOS saudaveis, meu pai logo que saiu da empresa foi obrigado a fazer exames anuais na UNICAMP para saber se haveria algum problema, e isto nunca foi diagnosticado, tanto que agora (ja faz quase ou masi de 10 anos que meu pai se aposentou pela SAMA) ele necessita fazer estes exames apenas de 5 em 5 anos.

Eu também, durante meu período de faculdade ( sou Engenheira Ambiental) fiz um estágio na empresa SAMA por um mês, onde pude conhecer e trabalhar por toda a parte ambiental da empresa, no qual o seu controle ambiental é perfeito, não apenas enquanto material particulado suspenso no ar, mas diante a todos os assuntos ambientais.

Fui também criada em volta deste presuposto de que o Amianto anfibólium faria mau a saúde e a empresa sempre deixou isto bem claro... mas a diferença entre o amianto crisotila e o anfibólio é gritante ... para quem não conhece... (leigos) fica fácil falar mal do amianto em sí...

Com toda esta problemática que assola o uso do amianto, eu fico indignada com a ignorância de alguns, seria muito mais fácil tentar comprender como é o processo da empresa na parte de manufaturação da fibra e todos os selos que ela tem, inclusive a ISO 14000, de qualidade ambiental... e tenho certeza que ela está sempre de portas abertas para quem quiser ver de perto..

Fica aqui minha ideia quanto a isto, quero dizer também que seu post está magnífico, é sempre bom ler posts de exclarecdimento, mesmo que o blogueiro não coloque seu ponto de vista.

E também, q eu não sou a favor do AMIANTO, e sim.. sou afavor do uso controlado do amianto crisotila, que eu sei que é totalmente viável e responsável aqui no Brasil!

Abraços

Esqueci de mencionar que na empresa há locais onde o índice de particulado é ZERO dentro da empresa, que a diferença entre o amianto crisotila e anfibólio, de uma forma bem simples é que um (crisotila) a ponta da fibra é arredondada o que dificulta a penetração da fibra no pulmão e a outra (anfibólio) é pontiaguda, o que favorece a esta penetração da fibra, podendo provocar a asbestose (doença provocada pela inalação constante de amianto anfibólio - câncer). Além do que gosto de mencionar que o amianto é prejudicial por INALAÇÃO e NÃO por ingestão, ou seja, falar que tomar água de caixa dágua feita de amianto pode ser prejudicial? até pode... PARA QUEM DEIXA ELA ABERTA (DENGUE) PARA QUEM NÃO LIMPA A CAIXA DÁGUA. AÍ SIM!!!

No mais é só, ainda não sei o que deu a manifestação em Brasília mas assim q eu souber aviso aqui ou no twitter.

Engenheira Daiane Santana.

___________

  • Entre em contato comigo via Twitter.

Sugestões e dúvidas: daianeea@gmail.com


7 comentários:

  1. Oi, Daiane. A discussão em torno do amianto não é de hoje e o tema sempre vai ser polêmico. O ideal seria desenvolver matérias-primas alternativas para a matéria-prima e substituir ao udo do amianto. Será que não seria uma boa ideia?
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ola Daiane,
    venho comunicar que lá no meu blog tem 4 selos para esse excelente seu blog... Fique a vontade para busca los!!! :)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Daiane,

    Bom se todas as pessoas que conhecem a realidade do amianto crisotila, fizessem como você e defendessem o nosso bem mineral.

    ResponderExcluir
  4. @Clarissa, acho que vc não entendeu minha menssagem, ou nem sequer leu meu poste, afinal de contas EU DEFENDO o uso consciente do amianto crisotila, e isto inclui a extrasão, o que eh o mais evidente no caso.

    E tb .. matérias-primas que possam substituir outra MP sempre são bem vindas... nada contra .. mas neste caso.. nós n estamos muito preocupados com um produto destes não... rs

    ResponderExcluir
  5. @Marcelino - muito obrigada, eu denfendo com unhas e dentes rs

    Mas é bem por aí, quem entende a produção e tal tem propriedade para falar, agora quem não sabe de NADA acha* que tem, e isto q dá nos nervos mesmo rs

    abraços

    ResponderExcluir
  6. Moro em Minaçu há 26 anos e dentro da vila SAMA, criei meus filhos brincando,passeando e estudando aqui. Meu esposo trabalha há vários anos, eu tmabém já trabalhei e defendo o uso controlado do amianto crisotila, pois minha familia vai muito bem,mesmo convivendo todos esses anos aqui.

    O que falta para muitas pessoas é conhecer a a nossa realidade e o funcionamento da usina,mas muitos não conhecem e falam pelo que houvem,fico com pena de tantas pessoas tão esclarecidades mas muito ignorantes e preconceituosos com relação ao amianto.Temos vários apresentadores de TV que vivem falando mal do amianto.

    Essas pessoas que falam sem conhecer o produto que se sintam a vontade pra virem ao nosso municipio,conhecer a usina, o processo da maufaturação da fibra e as pessoas que aqui trabalham,moram e dependem dela pra sobreviverem, e com certeza que sairão daqui com outro conceito sobre esta fibra tão condenada que é o amianto

    Querem banir não por ser prejudicial, mas por interesses economicos de grupos internacionais e para colocarem uma fibra que ninguém conhece nem sabem,quais maléficios podem nos trazer.

    Será que o cigarro, o cimento, a cal,o ferro e tantos outros produtos que com seu uso sem controle também não matam?
    Porque querem cruxificar apenas os trabalhadores da mina de amianto...


    Essas pessoas que falam sem conhecer o produto que se sintam a vontade pra virem ao nosso municipio,conhecerem a usina e as pessoas que aqui trabalham,moram e dependem dela pra sobreviverem, e com certeza sairão daqui com outro conceito sobre esta fibra tão condenada que é o amianto crisotila.

    Fomos a esta manifestação aliás foram milhares de pessoas da nossa cidade, e outros estados como, Minas Gerais, Rio de Janeiro,São Paulo, Bahia e outros, pra mostrarem aos engravatados de gabinete que nunca vieram conhecer nossa realidade e querem acabar com milhares de empregos, que queremos sim trabalhar com amianto crisotila, mas com controle e qualidade de vida que temos aqui.
    Mas engraçado que isto a imprensa não foi mostrar, poucos apareceram.

    ResponderExcluir
  7. Martins, quero falar para todos que nos Estados Unidos houve uma grande contaminação de trabalhadores etc...se deu por um mineral chamado vermiculita, que não tem nada haver com telhas e caixas d agua aqui no Brasil, mas foi classificado naquele pais como asbestos.

    ResponderExcluir