terça-feira, 21 de abril de 2009

Agentes do aquecimento global

Háaaaaaaaaaaaaa hoje eu estava meio que sem inspiração em algum tema, daí pelo IRC perguntei a um usuário ( @vivirock ) qual área do meio ambiente que ela teria dúvidas ou curiosidades, foi respondido – agentes do aquecimento global – a idéia foi boa, mas estou sem material NOVO que fale sobre estudos realizados recentemente (caso a se pensar), contudo passeando pelo Ambiente Brasil fui ver o Glossário sobre aquecimento global e achei muito “auspicioso” colocar aqui! Sei que tem gente que as vezes escuta muito falar em alguns destes tópicos mas nuca soube o que é realmente. Vai aí uma aulinha do Vivo Verde para a galera.E depois que postei o @luizbento achou alguns errinhos que acrescentei no post:

  • Dióxido de Carbono (CO2) - Representado pela fórmula CO2, é um gás naturalmente presente na atmosfera terrestre em quantidades muito pequenas (apenas cerca de 0,03 % do volume da atmosfera é constituído por este gás). É um importante fator na fotossíntese, pois fornece o carbono que será usado para a fabricação de moléculas que armazenam energia na forma de ligações químicas. Trata-se do mais importante gás que provoca o efeito estufa, depois do vapor d'água.
  • Clorofluorcarbonos-Também conhecidos por CFC's, são substâncias químicas artificiais, utilizadas principalmente em refrigeradores, condicionadores de ar e aerossóis, e constituem o mais poderoso gás que provoca o efeito estufa.
OBS.: CFCs: não é o mais poderoso gás que absorve calor. Tem certa importância (segundo IPCC 2007), mas não é o mais "poderoso"

  • Ozônio (O3) - Gás formado quando hidrocarbonetos reagem com óxidos de nitrogênio na presença de luz solar. É um dos poluentes mais graves da troposfera, contribuindo para a formação do fotoquímica.
  • Camada de Ozônio - Camada da estratosfera formada pelo gás ozônio. Essa camada atua como barreira parcial à penetração da radiação ultravioleta incidente na superfície terrestre, protegendo-a, portanto, dos efeitos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, causados pelo excesso de tal radiação.
  • Combustíveis Fósseis - Nome dado ao petróleo, carvão mineral e gás natural. É uma formação orgânica depositada no subsolo e que sofreu fossilização. Pode ser queimada para a obtenção de calor ou outra forma de energia.
  • Desmatamento - Qualquer processo de alteração da cobertura vegetal movido pela espécie humana em que a vegetação resultante armazena menos carbono do que a original (incluindo o solo sobre o qual ela se encontra).
  • Metano (CH4) - Também conhecido como "gás dos pântanos", é formado pela decomposição de compostos orgânicos na ausência de oxigênio por determinadas bactérias, seja em pântanos, seja no estômago do gado, seja no de outros ruminantes. Fontes adicionais, induzidas pela espécie humana, são a queima de biomassa vegetal, vazamentos de dutos de gás natural, plantio de arroz em áreas alagadas e a mineração de certo tipo de carvão mineral. Boa parte do metano desaparece em reações químicas na própria atmosfera e uma fração pequena é absorvida por microorganismos existentes no solo. O metano contribuiu com 15% do efeito estufa.
OBS.: Metano é produzido por archeas e não por bactérias. São grupos bem diferentes. A diferença é maior do que entre nós e os fungos.

  • Atmosfera - Atmosfera é a camada gasosa que envolve o planeta. A atmosfera terrestre consiste de 77% de nitrogênio e 21% de oxigênio. O resto é vapor d'água e outros gases.
  • Biosfera - A terra é composta por vários ecossistemas sejam eles aquáticos, terrestres ou até mesmo aéreos. A soma de todos estes ecossistemas é a biosfera. Portanto, a biosfera seria a parte na qual ocorre vida no planeta e na qual a vida tem poder de ação.
  • Fotossíntese - A fotossíntese é uma função que apenas os vegetais são capazes de realizar. É através dela que as plantas produzem compostos orgânicos ricos em energia (glicose) e liberam oxigênio. A fotossíntese ocorre quando a água e o gás carbônico, na presença da luz, dão origem à glicose, nas partes verdes dos vegetais.
OBS.: A fotosstese também é realizada por bactérias e inclusive sem produzir oxigênio. Além disso, a maior produção primária do mundo é creditada as microalgas e bactérias e não aos vegetais :)

A folha é a parte do vegetal em que mais se realiza a fotossíntese. Além de ser rica em clorofila, sua posição na planta, geralmente exposta à luz, e sua forma laminar permitem que a energia do sol seja absorvida com maior eficiência.

São todos agentes que de uma forma ou de outra contribuem para o aquecimento global, que é tão discutido pela sociedade científica por aí!

Engenheira Daiane Santana.

Dica: Vale apena visitar o Discutindo Ecologia.

___________

  • Entre em contato comigo via Twitter.

Sugestões e dúvidas: daianeea@gmail.com

4 comentários:

  1. Olá Daiane, você tem o link deste glossário? Fiquei um pouco na dúvida das definições, principalmente de CFC, metano e fotossíntese. Acho que tem uns errinhos conceituais.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Otimo post bem esclarecedor..
    Adorei as observações também, principalmente sobre as Archeas.. que também para mim tinha passado despercebido...
    hehehe
    Adorei o blog! Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Muito bom....muito esclarecedor......e muito legal este intercâmbio....Parabéns !!!!

    ResponderExcluir
  4. Obaaaaaaa Muito obrigada gente!! Fico feliz que tenham gostado ... e fico feliz também hoje pelo número de visitantes que foi de quase 200.. aos poucos sei que vou conquistando minhas metas e nada disto faria sentido se não fosse pela ajuda de vocês!

    Valeu pela ajuda do Luiz Bento que foi de suma importância!
    Davi, obrigada pela visita e volte sempre, seu blog também é maravilhoso!
    Monique você .. sem palavras, uma batalhadora! tenho ótimas inspirações!! :D

    Abraços

    ResponderExcluir