segunda-feira, 2 de março de 2009

Qual sacola usar?

Olá pessoal, carnaval já se foi e como alguns dizem, agora o ano se inicia realmente, então vamos lá. Para o poste de hoje recebi a ajuda da Izabel que mandou uma sugestão na Comunidade do Orkut do Vivo Verde, e ela diz:

"Oi! poste matéria sobre a importância de não usar sacolas plásticas e sim, outras alternativas como a oxibiodegradável, retornáveis, sobre a reciclagem(pillhas,embalagens tetra park...) temperatura de decomposição do lixo..."
Pois bem Izabel, creio que alguns destes quero ter uma atenção especial depois, mas gostei da parte das sacolas, que já é até um assunto bem conhecido pelo Vivo Verde.

As sacolas de material oxibiodegradável, tem o seu diferencial das sacolas plásticas normais por uma questão simples, elas se decompõe mais rápido, "a aparência é a mesma com a diferença que ela leva cerca de 18 meses para virar pó..." e as sacolinhas de plástico que encontramos nos supermercados, padarias, lojas etc, levam aproximadamente 500 anos para se decompor, um tempo considerável para o acúmulo deste resíduo sólido que vem só denigrindo cada vez mais o meio. Além desta iniciatíva, ainda tem a do uso de sacolas retornáveis, que se encaixa completamente no carrinho de supermercado e ainda ajuda a organizar as compras. Vai uma dica para quem quiser comprar sacolas retornáveis (clique aqui).

Eu, particularmente adoraria que voltasse o hábito do uso das sacolas de papel, (saco de pão) sempre vou a padaria e faço isto, o papel tem seu tempo de decomposição menor e não vejo nenhum problema em usa-las, para ser sincera creio que o pão conserva-se quentinho por mais tempo... fica aqui minha dica.

Lembrando que no poste abaixo tem mais um relato do Vivoverde Pergunta. Confira e particupe você tambem!

Daiane Santana
_____________
  • Pessoal vote no TOP30 aí do lado!
  • Procuro parcerias, entre em contato!

Sugestões e dúvidas: daianeea@gmail.com

3 comentários:

  1. Alguns lugares tem o pacote de papel! Mas colocam numa sacola de plástico!!

    Tem SELO pra você no meu blog! Boa semana!

    ResponderExcluir
  2. é..... hoje ví isto lá na padoca ... eu peguei apenas o saco de papel .... mas um indivídio que saoi do meu lçado ... sdaiu de sacola e saco de pão

    hunf ninguem merece/

    acho que a pessoa também tem que ter a conciência de falar para a balconista que não é necessátio o saco de plástico ..

    mas vamo que vamo ^^

    :d

    ResponderExcluir
  3. A sacola de papel é extremamente prejudicial ao planeta, porque usa recursos naturais cada vez mais escassos - água e terra fértil - além dos produtos químicos para transformar a madeira em sacola de papel que depois será utilizada somente por alguns minutos e depois jogada no lixo.

    O melhor mesmo é utilizar sua boa e velha sacola retornável, que pode ser feita de jeans usado, chita, do que você quiser, inclusive de crochê feito com tiras de sacolas de plástico eterno.

    No site da FUNVERDE - www.funverde.org.br - tem como fazer sacola retornável de crochet.

    ResponderExcluir