sexta-feira, 6 de março de 2009

E qual é o nome desta nuvem?

Olá!

Ontem não postei por motivos de ... trabalho. Mas estou de volta e que tal falarmos de NUVEM?

É, elas estão quase sempre emcima de nossas cabeças e damos o nome de ... nuvem simplesmente .. mas como tudo no mundo, há de se ter uma denominação apropriada para cada tipo e é isto que darei foco neste poste. Vamos lá!

A Organização Mundial de Meteorologia em 1956 classificou 10 gêneros de núvens, ou formas, básicas subdivididas em espécies de acordo com seu formato externo e estrutura interna (vide Galeria de Fotos). Os nomes dos 10 gêneros são derivados das combinações das três classificações de nuvens de Howard: cirrus, stratus e cumulus, assumindo complementação das palavras alto para nuvens de grandes altitudes e nimbus para nuvens de chuva.

Embora a classificação das nuvens dependa da forma e aparência, um critério adicional é usado no reconhecimento tendo em vista a importante relação entre as nuvens e sua altura. Categorias de altitude são baseadas na elevação das bases ou de suas superfícies inferiores. Todos os gêneros descritos previamente podem ser incluídos nas categorias de nuvens altas, médias e baixas como mostra a Tabela I. As altitudes das nuvens variam com a latitude devido às diferenças de temperatura e quantidade de vapor d’água contido no ar do equador aos pólos.

Nuvens organizadas por categoria de altitude

Nuvens AltasCirrus(fig.1), Cirrostratus(fig.2), Cirrocumulus(fig.3).
Nuvens MédiasAltocumulus(fig.4), Altostratus(fig.5).
Nuvens BaixasCumulus(fig.6), Cumulonimbus(fig.7, 14 e 15), Stratus(fig.8), Stratocumulus(fig.9), Nimbostratus(fig.10)






























E mais...

Por questão de curiosidade e encheção de linguiça ...

NUVENS ATRATIVAS

Alguns tipos de nuvens se formam com condições atmosféricas raras. A nuvem da figura é estranha em sua aparência. Não surpreendente, várias pessoas associavam-nas com UFOs. Essas são nuvens altocumulus lenticularis (vide figura 11), que são altocumulus em formato de lente. Estas e outras chamadas "mountain-wave" são geradas por ventos que são desviados ao encontrar uma montanha.

A maior parte do vapor d’água está confinada na troposfera. Uma exceção é um ocasional cumulonimbus intenso, cujo topo pode penetrar na tropopausa e entrar na porção mais baixa da estratosfera. Outra exceção é a colorida "neacrous cloud", que ocorre no alto da estratosfera. As temperaturas nessa altitude (25 a 30 km) favorecem a água a ficar no estado sólido ou supercongelado. Devido à sua delicadezas e brilho de pérola, estas nuvens raramente vistas são também chamadas de nuvem pérola-mãe. Elas são melhor vistas em latitudes altas no inverno quando iluminadas pelo sol poente.

Uma misteriosa formação de nuvem é a "noctilucent cloud"(vide figura 13), que se assemelha com cirrus e ocorrem na alta mesosfera. Alguns cientistas sugerem que essas nuvens de cristais de gelo depositados em pequenas partículas de poeira de meteoritos. Elas são vistas apenas em latitudes altas durante o nascer e o pôr do sol.

Outro tipo de nuvem com curiosa aparência é a mammatus (vide figuras 12 e 13). São nuvens com protuberâncias arredondadas sob a superfície da nuvem. Esta característica ocorre geralmente com cirrus, cirrocumulus, altocumulus, altostratos, stratocumulus e cumlunimbus.

Gostou? Então comenta ^^

Daiane Santana

______________

  • Procuro parcerias, entre em contato!
Sugestões e dúvidas: daianeea@gmail.com

7 comentários:

  1. Ô 'fessôra, neacrous cloud = aurora boreal?

    ResponderExcluir
  2. sim senhor ^^

    Há.. tu és quase eum eng. ambiental hahahaah :)

    ResponderExcluir
  3. Passa no meu blog têm indicação de Selo Inteligente para esse blog.
    Caso tenha alguma dificuldade em encontrar; vá no menu Selo e Selos, aproveite e confira se deixou de pegar outras indicações.
    Beijos,
    Questionadora

    ResponderExcluir
  4. Adorei.....antes de qq denominação correta....existe coisa mais gostosa do que somente apreciá - las ?????bjcas....

    ResponderExcluir
  5. Charles Albert disse...
    Ô 'fessôra, neacrous cloud = aurora boreal?

    Eu, resposta: Logiko que nao, ¬¬. aff

    ResponderExcluir
  6. Daiane Santana disse...
    sim senhor ^^

    Eu: o.0, como pode responder isso????

    ResponderExcluir
  7. Diz um estudo do El pais, que as núvens nacaradas (necreous cloulds) sao conhecidas também por núvens "polares" estratoféricas (PSC's) ... Fonte: MeteoPT

    Se é ... realmente ... achoq que não mesmo, mas o fenômeno é parecido... depois vou ver isto direitinho....

    ResponderExcluir