quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Papel? Que papel?

Eu vou pegar o gancho do @canha em seu post "O papel está morrendo?" ...

Em seu poste ele relata esta "tendência" de jornais e revistas estarem abandonando os formatos impressos por motivos variados, como o alto custo.
"O jornal americano e mundialmente famoso New York Times gasta 644 milhões de dólares por ano apenas em materiais para impressão e distribuição. Um estudo recente mostrou que, por metade do custo, o jornal poderia presentear seus assinantes mais fiéis com um Kindle (o “livro digital” da Amazon) e fornecer o jornal apenas na versão digital."
Eu vou ser sincera, até acho legal que isto flua, partindo do princípio que papel é um resídio sólido, que gera lixo depois de "usado" e ainda, o uso de papel reciclado ainda é caro.

Seria uma boa, os investimentos em "papel virtual" (as vezes penso que a blogosfera já ajuda neste assunto) , assim como o @canha sitou o abandono do papel físico, este nunca vai acabar, mas a diminuição deste, espalhado, inutilizado e descartado pelo meio seria legal. Além do que, está em ascenção o número de notebooks nos colégios...

Daiane Santana
_____________

  • Pessoal vote no TOP30 aí do lado!
  • Procuro parcerias, entre em contato!
Sugestões e dúvidas: daianeea@gmail.com

10 comentários:

  1. Faz um tempão que não comento né Daiane?! huashuhaus. Mas nunca deixarei de porstar comentários sobre esses informativos tópicos. Mas vamos deixar de blá,blá,blá, que eu passei pra parabenizar mais uma vez pelo a evolução do blog, o desenvolvimento dele foi notável. Creio que isso foi fruto de esforço sem medidas. Ta de parabéns mesmo Daiane. Beijos fica com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Oi Daiane!
    A tendência é a era virtual em tudo, até namoro, rsrsrs!!Brincadeira a parte. Acho sim q a redução será uma medida mais economica do que ambiental, pois com a redução do recursos naturais, os valores agregados serão cada vez mais custosos. Estamos na era azul - falta de água e logo, logo entraremos na era verde - falta de florestas.
    A reciclagem é bacana sim, mas o gasto de recurso hídrico é inacreditavel, o melhor é não desperdiçar e compartilhar as informações no blogosfera. Eu mesmo leio jornais pela web.

    Desculpe-me, o comentário foi um pouco extenso, o próximo será mais sintetizado.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Sei não... Gosto do papel, nada como segurar um livro com suas folhas de papel mesmo. Concordo em não ficar imprimindo tudo que tem na net, nem emails, nem artigos e muito menos imprimir trabalhos acadêmicos (que o professor joga fora...)mas ler em monitor é um saco, mesmo nos lcds. Por hora vou continuar a ler meus livros e meus jornais no papel mesmo :D Espero não ir pro inferno por isso...

    ResponderExcluir
  4. Dinheiro minha flor, lucro!!!

    Olha só, mudei o dominio do meu blog o endereço agora é o seguinte
    www.conscienciacomcienciaa.blogspot.com ele continua o mesmo, mas o endereço é esse, se vc quiser ver minhas atualizações, provavelmente terá que adicioná-lo novamente na sua lista de recomendados e tb clicar novamente na page para acompanhá-lo!

    abs.
    Daniela Lima

    ResponderExcluir
  5. Daine, concordo plenamente com a substituição do jornal em papel pelo digital. Também adoraria que houvesse gibis digitais. Assim o papel poderia ser reservado apenas a livros ou revistas duráveis e não descartáveis como os jornais. Embora parte dessa bibliografia também possa ser digital. O que me estimula a publicar em um blog é justamente contribuir com essa mudança de paradigma do papel para o monitor, pois monitores de LCD são tão confortáveis quanto o papel na hora da leitura.

    ResponderExcluir
  6. De fato, é uma tendência. E ótimo que a moda "pegue".
    Além de se tornar mais rentável para o jornal, vai diminuir os resíduos e mais algumas fontes de celulose.
    Quanto mais a medida avançar, teremos uma indústria a menos para extrair árvores, seja legal ou ilegalmente.
    Difícil vai ser controlar quem acessa o jornal on-line.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. ae, a pedido de parceiria, mal por demorar a responder, alias só fui ver os comentários dos parceiros agora xD
    mas aceito parceiria sim!
    vo colocar o seu link lá!
    abraços!

    ResponderExcluir
  8. Olá amada!
    indiquei seu blog para o prêmio "Olha que Blog maneiro".
    passe no www.biotransitando.blogspot.com e veja como proceder. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. OI Dani!


    Quem está falando aqui é o Danillo Araújo do Blog Viva Com Esperança (www.danillojose.blogspot.com)! Quero te apresentar um dos mais novos blogs que estou fazendo parte!

    é o Blog do Grupo Tabernáculo! Gostaria que você desse uma forcinha lá... acompanhando e comentando nas postagens!

    Fui Convidado para fazer parte desse grupo e criei esse blog... para todos os meus amigos blogueiros conhecer e nos acompanhar através das postagens...

    Um Abraço e que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir