segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Diferentes, mas ainda... tartarugas

Há eu sempre amei tartarugas, já trabalhei em um Centro de Pesquisa em Goiás e tive o prazer de ir em uma viagem na Ilha do Bananal/TO e presenciar a (nascimento) eclosão de milhares de ovos de tartarugas da Amazônia e também de pequenos tracajás lá na Ilha, uma das sensações mais lindas de minha vida!


Mas agora estas tartarugas me interessaram elas nasceram com um problema que impede a produção da melanina, pigmento colorido que protege a pele do sol (albinas).  E ocorreu com duas tartaruguinhas na reserva de Abufari, no Estado do Amazonas.

No segundo semestre de 2008, fiscais da reserva contabilizaram o nascimento de 381 mil tartarugas. Elas são protegidas dia e noite dos seus predadores e de caçadores da região. Segundo o chefe da Abufari, Fernando Weber, entre as centenas de milhares de tartarugas que nascem na reserva, sempre há uma ou outra albina. "Todo ano nascem, mas são poucas, umas cinco", explica.

 Adorei saber desta notícia, tanto que é uma paixão, e também porque me fez relembrar bons tempos!

 Daiane Santana

_____________

  • Pessoal vote no TOP30 aí do lado!
  • Procuro parcerias, entre em contato!

Sugestões e dúvidas: daianeea@gmail.com


7 comentários:

  1. Será que elas precisam de protetor solar? kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. mas não rola de pegar muito sol haaihaia :P

    bobo :D

    ResponderExcluir
  3. Albinasss!!! Quando fiz trabalho voluntário no projeto tamar de ubatuba, pude conferir uma tartaruga da espécie cabeçuda albina, nos carinhosamente e criativos a chamávamos de Albina rsss... além da falta de pigmentação a tartaruga q tomávamos conta tinha um problema de pulmão q a impedia de mergulhar e cega, por este motivo tinhamos q dar comida p ela qse na boca, ai era um flagelo, pois ela vinha pegar a comida com todo gas e morríamos de medo de ter o dedo decepado, pois tartarugas não tem dentes, mas possuem uma força na mandíbula, ela era um pouco estressada, no tanque dela não era permitido visitação!!!

    ResponderExcluir
  4. ahhhhhhh tem até uma foto escovando o casco dele nas minhas postagens de outubro de 2008!!!

    ResponderExcluir
  5. lindinha atualiza meu banner por favor.

    ha eu amo tartarugas marinhas. onde eu moro aparece sempre umas perdidas.

    ResponderExcluir
  6. Tartaruga albina é novidade! deve ter colecionador que paga fortunas por estas tartarugas... por aqui vira mexe aparece alguém tentando vender animais silvestres, mas a loucura é se compra para comer...

    ResponderExcluir
  7. Eu diria que a loucura está ... já no ato de comprar as tartarugas .. :(

    .o/

    ResponderExcluir