sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Dicas para um carnaval ecologicamente correto

O carnaval é um período de muita alegria e diversão, mas também de consumo exagerado. O feriado, as viagens e as festas acabam representando um gasto maior de combustível, de eletricidade, de fantasias e, é claro, de bebidas.

Pensando nisto, o Banco do Planeta postou estas ideias para ajudar a galera neste período em que nem todas as pessoas pensam ambientalmente...

Na quarta-feira de cinzas, tudo isso deixa muito mais que saudades, deixa um monte de resíduos e uma conta ambiental alta a ser paga pelo planeta. Por isso, o Insituto Akatu para o Consumo Consciente elaborou 10 dicas para você curtir o carnaval sem descuidar da consciência ambiental e social.

1. Produza menos lixo

Para você ter uma idéia de como o carnaval produz lixo adicional ao usual, só na cidade de Salvador são recolhidas 1.500 toneladas a mais de lixo nos dias 6 dias de festas. Isto gera um alto custo extra de coleta para as prefeituras, pago com recursos públicos que poderiam ser investidos, por exemplo, para maior segurança no próximo carnaval.

2. Jogue o lixo no lixo

No carnaval, o lixo acumulado nas ruas entope os bueiros e aumenta o risco de enchentes. Nas estradas, os detritos jogados nos acostamentos agridem e colocam em risco o meio ambiente e os animais. Portanto, no carnaval, mais do que nunca, jogue o lixo exclusivamente no lixo.


3.
Reutilize as fantasias

As fantasias de carnaval são usadas, em geral, apenas por um dia. Portanto, para evitar o desperdício, nada melhor do que reutilizá-las, trocá-las com amigos, reciclá-las.



4. Cuidado com os excessos

O consumo excessivo de bebidas é responsável pela maioria dos acidentes e pelos altos níveis de violência no carnaval. Não passe da conta neste carnaval, consuma bebidas e alimentos com moderação, protegendo a sua saúde e a integridade física de todos.



5. Seja um turista consciente

Se você for viajar no carnaval, procure minimizar os impactos ambientais de sua viagem, respeite os costumes dos lugares visitados, prestigie a cultura e a economia locais.



6. Gaste menos combustível

Prefira transportes com menor consumo de combustível fóssil, o principal responsável pelo aquecimento global. Entre o avião e o carro, prefira o carro. Entre o carro e o ônibus, fique com o último. E aproveite os dias livres para andar de bicicleta e a pé.


7. Tire os equipamentos da tomada

Antes de viajar, não se esqueça de tirar os aparelhos elétricos e eletrônicos da tomada, tais como TV, DVD, microondas e carregador de bateria. O modo “stand-by”, que fica acionado quando o aparelho está desligado, mas conectado à rede elétrica pela tomada, é responsável por até 25% da energia consumida por esses equipamentos.


8. Não desperdice água

O carnaval é a época em que muitas cidades, em especial as turísticas, enfrentam sérios problemas de abastecimento de água em função do aumento excessivo de consumo. Portanto, se você já é um consumidor consciente de água, redobre os cuidados no carnaval. Evite as brincadeiras que implicam em desperdício, tome banhos mais curtos, desligue o chuveiro na hora de se ensaboar.


9. Aproveite a cidade vazia

Se sua cidade não for destino de foliões, e se você não for viajar, aproveite a tranqüilidade e o tempo livre em atividades que não custam dinheiro e não consomem recursos naturais: caminhadas, visitas a parques, museus e centros culturais, maior convívio com a família.


10. Divulgue o consumo consciente

Durante o carnaval, se você presenciar casos de desrespeito aos preceitos que orientam essas dicas do Akatu, não hesite em orientar as pessoas. Sempre que tiver oportunidade, divulgue os princípios do consumo consciente. Contribua para que o carnaval seja cada vez mais uma época de alegria e paz e não de violência e ameaça ao equilíbrio do planeta.

* Textos e desenhos: Instituto Akatu .

Passe isto adiante, não é uma má ideia! rs

Enfim... Bom carnaval para todos!! Aproveitem, e aproveitem concientemente!!

Daiane Santana - Não sei se irei postar neste carnaval pois irei para casa de meus pais, no interior de GO (Minaçu), mas fica aqui minha contribuição.
Abraços .o/

_____________

  • Pessoal vote no TOP30 aí do lado!
  • Procuro parcerias, entre em contato!

Sugestões e dúvidas: daianeea@gmail.com

11 comentários:

  1. Eu não sei ainda o que você faz por aqui...

    Você deveria fazer parte do Lablogatórios, pois sempre traz infomrações interessantes e relevantes

    ResponderExcluir
  2. Ôhhhh me achei agora hehehehe


    Brincadeira ^^

    Muito obrigada pelo elogio :****

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Daiane!
    Dicas mais que importantes...
    sempre bom conteúdo.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, eu sinceramente, gostaria que todas as pessoas tomassem consciência disso :(

    Desculpa a ausência aqui Daiana!!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Passa no meu blog que têm VÁRIOS SELOS para você!
    Bjs

    Questionadora

    ResponderExcluir
  6. OI Daiane, adorei este texto sobre o lixo produzido no carnaval. Realmente, muito apropriado para quem não está nem aí com a crise que vive nosso planeta.
    A partir de agora seu blog faz parte de minhas visitas diárias. Um abração.

    ResponderExcluir
  7. Olá! O meu endereço de blog mudou! agora é...

    http://vivacom-esperanca.blogspot.com/


    Um abraço e até mais...

    ;D

    ResponderExcluir
  8. Ola Daiane, estas dicas deveriam ser regulamentos e/ou mandamentos para os turistas de qq. cidade!

    Mandamentos para os turistas decentes e conscientes.

    Ecoabraços
    Patrícia

    ResponderExcluir
  9. adorei este seu post e tbm do seu blog!!!
    ecologicamente correto!! parabens.

    aguardo sua visita.

    abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi....adorei esta sua postagem....está uma gracinha....só não entendi uma coisa.....ela não está aparecendo no meu blog....pq??????bjcas....

    ResponderExcluir
  11. @Dani Benaion

    Muito obrigada pelo incentivo aí :D eehehe .o/

    @compondo o olhar

    seja sempre bem vindo aqui em minha "casa" :D

    @Mirabolante

    Há eu não sei ... se vc tiver me seguindo... o Blogger tá meio doido ultimamente .. eu mesma perdi um bocado de seguidores do nada .. e já me reclamaram que eu também deixei de seguir o pessoal .. mas n fiz nada .. nem estava aqui uai ahhaha :D

    vamos ver se tudo se resolve logo logo :D

    ResponderExcluir