quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Pequi, ou você o AMA ou ODEIA!


É isto mesmo, não há meio termo, por ter um aroma forte, muitas pessoas teem receio do fruto. O Pequi (Caryocar brasiliense; caryocaceae) é uma fruta nativa do cerrado brasileiro, muito utilizada na cozinha nordestina, do centro-oeste e norte de Minas Gerais. Dela é extraido um azeite denominado azeite de pequi. Seu caroço é dotado de muitos espinhos, e há necessidade de muito cuidado ao roer o fruto, evitando cravar nele os dentes, o que pode causar sérios ferimentos nas gengivas.

Foto de um pequizeiro próximo a minha casa.(Palmas/TO)


O sabor e o aroma dos frutos são muito marcantes e peculiares. Pode ser conservado tanto em essência quanto em conserva. Símbolo da cultura do Estado de Goiás, cuja frutificação ocorre entre os meses de setembro e fevereiro e pode ser encontrado também em vários outros Estados do país.


A árvore tem geralmente 10 metros de altura, tronco de casca áspera e rugosa. Folhas pilosas, compostas, formadas por três folíolos com as bordas recortadas. Grandes flores amarelas, vistosas.


Fruto do pequi, detalhe para os espinhos.

O bioma onde é encontrado o fruto é o cerrado no qual é a maior e mais rica savana do planeta, e possivelmente a mais ameaçada do mundo, fatores que colocam essa região entre as 25 regiões mundiais de alta prioridade para a conservação. São conhecidas atualmente no Cerrado mais de 10.000 espécies de plantas vasculares, 200 espécies de mamíferos, 840 espécies de aves, 250 espécies de répteis, 150 espécies de anfíbios e 1200 espécies de peixes.


Daiane Santana

Goiana

6 comentários:

  1. eu heim..vamu parar "porra" aqui, pq essa conversa ta ficando estranha!rs

    ResponderExcluir
  2. Mas não entendi, se come o fruto inteiro ou só o caroço?
    Parece um abacate com 4 caroços dentro...
    E vc? Ama ou odeia o pequi?
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Pois é... respondendo ...

    Na verdade a pessoa "roi" o caroço de Pequi... claro que não é até chegar aos espinhos mas sim .. roi a polpa do fruto ^^

    E quanto a eu amar ou odiar....

    EU AMO MUITO PEQUI hehee

    Por isto que coloquei no fim da matéria

    "goiana"

    :D

    ResponderExcluir
  4. ha ha ha NUUUUUUUNCA .... substituir Pequi por outra planta .... é a PLANTA RAINHA DO CERRADO \o/

    e outra ... ler uma coisa dessas é como apunhalar um GOIANO PELAS COSTAS hehe

    a coisa é séria meu amigo :P

    Mas tá valendo... por isto que eu dissse... uns AMAM e o oitros ODEIAM hehehe :)

    ResponderExcluir