quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Oque é evapotranspiração?



Olá pessoal, vou comentar hoje sobre um assunto que eu “conheço” perfeitamente, afinal foi o tema de meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) na graduação de Engenharia Ambiental.

O objetivo do meu trabalho foi analisar os diferentes métodos de estimativa da evapotranspiração de referência (ETo) mensal para o município de Palmas no Estado do Tocantins. O método proposto por Penman-Monteith-FAO considerado por vários especialistas e recomendado pela FAO como o método padrão para a estimativa da evapotranspiração de referência, utiliza um número considerável de variáveis meteorológicas. Devido a grande dificuldade de banco de dados meteorológicos completo se torna necessário utilizar métodos simplificados que possibilitem boas estimativas. .Foi utilizado os métodos de Penman-Monteith-FAO, Linacre, Hargreaves, Camargo e Thornthwaite para o período de 2002-2007. Os resultados mostraram que o método de Camargo poderá ser empregado, pois em relação ao Penman-Monteith-FAO apresentou melhores coeficientes aos demais métodos analisados, além de utilizar um menor número de variáveis meteorológicas.

Estudo como estes são feitos para que saiba a quantidade de água necessária principalmente na irrigação de um meio de cultura (na agricultura). Sabendo o quanto se é necessário para uma irrigação correta, não haverá exageros no desperdício de água para a irrigação.

Mas a questão aqui é saber “O que é evapotranspiração?”...

A evapotranspiração consiste na combinação de dois processos, por um lado à água perdida da superfície do solo por evaporação e por outro lado à água perdida pela cultura através da transpiração, tais processos ocorrem simultaneamente.

Pessoa (1992) definiu também a evapotranspiração como o processo combinado de evaporação da água do solo e a transpiração das plantas.

____________

Daiane Santana

PS: Por favor pessoal, mandem-me sua história contando “o que você faz pelo ambiente” que postarei no VVPergunta.

Nota: Muito obrigada pelas visitas e pelo carinho de todos.

3 comentários:

  1. para ser sincero eu nao faço nada pelo meio ambiente...nada contra...deixo que ele sigo seu rumo. sou urbano. gosto de ser urbano. acho legal teu trabalho e tem uma logica muito legal...mas num pais como o nosso ainda esta longe ser visto pelas autoridades como algo essencial. nao desanima nem a pau...estou começando agora mais uma vez...nao vale a pena desistir...gostei do texto da evapotranspiraçao.- resumindo - nao torra agua na irrigaçao. um abraço e tudo de bom.
    www.mechupanaplacenta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. heheh valeu aí andré :) seu blog é show cara hehehe :P

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito...sou academica do curso de engenharia florestal e estávamos estudando sobre a "evotranspiração" e sua colocação sobre o estudo dela é muito interessante!!!
    PARABÉNS!!!
    Suellen Andrade!!!

    ResponderExcluir