sábado, 29 de novembro de 2008

Agora o Jalapão/TO é território de gringo!

"Jalapão é território americano desde setembro; tocantinense está
impedido de entrar na área" - (25/11/2008)

Esta foi a notícia que recebi em um e-mail hoje, eu já sabia que estava rolando este reality show, (tenho até amigos que estão dando susporte) mas não sabia que estava tomando esta proporção, muito chato, ridículo até... não sei como poder ajudar, porque ir ao Jalapão agora não dá, mas espero que esta notícia chegue até pessoas que podem tomar as providências cabíveis. E o Jalapão para quem não conhece é LINDO, MARAVILHOSO e saber que nem nós brasileiros podemos ver algo que é NOSSO... chega a ser constrangedor.

Leia a notícia completa abaixo:

Tem muita gente indignada com o que está ocorrendo no Jalapão. Há cerca de 90 dias, a rede americana de TV CBS grava o programa Survivor, um reality show, que será comercializado para 120 países - menos para o Brasil, segundo nota do jornalista Luiz Armando Costa, na coluna Cidade Aberta, em O Jornal desta semana.

Mais de 300 pessoas estão trabalhando confinadas no projeto desde setembro. São 75 contêineres instalados para suporte do programa, numa área de preservação ambiental, transportados para lá sobre as estradas sensíveis do Jalapão. As gravações estão sendo feitas às margens do não menos sensível Rio Sono. Segundo informações que circulam pelo Estado, são US$ 30 milhões em equipamento.

O Jalapão foi totalmente interditado ao povo tocantinense e brasileiro. Foi transformado em território americano, e até o espaço aéreo está fechado. Para se ter idéia da "internacionalização", o avião do governador Marcelo Miranda (PMDB), que foi visitar as gravações, teve que mudar a rota porque não podia sobrevoar a área.

Fitas de filmadoras e chips de câmaras fotográficas - mesmo da Secretaria Estadual de Comunicação (Secom) - são confiscados pela equipe da CBS e só serão liberados após 12 de dezembro, quando terminam as gravações. Quem foi até o local diz que para entrar é necessário assinar um contrato, em inglês, de dez folhas (detalhe: até o governador!).

Americanos e australianos, que comandam o programa, instalaram no Jalapão a bandeira dos Estados Unidos - nem sinal, nem qualquer lembrança, de que se trata de território brasileiro e tocantinense.

Também conforme informações de quem foi até o local, há placas nas vias de acesso às dunas com as inscrições (em inglês e português) do tipo "dunas fechadas para o público" e "propriedade particular".

O retorno do Tocantins com perda temporária (esperamos!) da autonomia sobre parte de seu território é a divulgação das imagens do Estado para 120 países (mesmo considerando que o Jalapão, conforme especialistas, não está preparado para receber mais do que 200 visitantes).

É uma modernização daquela estratégia usada por portugueses para conquistar nossos índios: trocar espelhinhos por ouro.

Com o custo adicional da depredação de uma das nossas maiores riquezas naturais, patrimônio do povo tocantinense e brasileiro.

Será que os americanos aceitariam que fechássemos o Grand Canyon para fazer algo parecido? Que submetêssemos o governador do Colorado a esse tipo de humilhação: ter que desviar sua rota área para não sobrevoar seu território e ter que obrigá-lo a assinar contrato em inglês para
poder entrar em seu território? Será ainda que aceitariam que fincássemos bandeiras brasileiras no Grand Canyon? E se impedíssemos o ingresso nele do povo americano?

Parece que temos vocação para colônia. Não tem dinheiro, nem divulgação nenhuma, que pague abrirmos mão de nossa dignidade e de nossa autonomia.

Como diz aquela música: "Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar o seu valor"!
______________

Por favor galera ... isso não dá para ficar assim... O JALAPÃO É NOSSO!

23 comentários:

  1. interessante, perturbador até, mas era de se esperar. esse ano houve uma revisao na politica de produçoes de tv\cinema nacionais e internacionais, ficou resolvido que produçoes gringas receberiam uma "ajudinha".. se nao me engano é algo como 30~60% de reduçao de impostos e facilitaçao para conseguir a papelada. entao lembrem-se, sai mais barato hoje pra um gringo filmar aqui do que na terra deles, pode esperar por mais casos como este. x)

    ResponderExcluir
  2. - A pergunta á seguir é quem foi a beta quadrada que aasinou atutorizando e por que? tem dedinho sujo na parada, lá na terra deles nem entrar direito se pode já aqui até bandeira do seu pais fincaram, é mole???

    ResponderExcluir
  3. Isto é fooooda....

    eu fico indignada!!!

    :S

    ResponderExcluir
  4. Qual a fonte desta informação? Alguém já esteve lá para comprovar?

    ResponderExcluir
  5. Raquel... como disse no meu post, lá explica quem foi que divulgou esta entrevista, e nela apenas mostro a minha opnião quanto a isto ...

    Se é verdade ou não ... cabe esperarmos e vermos este reality show .. tudo bom que é em TV fechada.... mas creio que mostrará boa parte "se não todos" os impactos ambientais provocados por tal ato!

    Grata pela visita :D

    ResponderExcluir
  6. Resposta: Você perguntou em meu blog se alguem foi lá para ver... pois então...

    tenho um professor que trabalha justamente com os assuntos relacionados ao jalapão, uma causa que ele ganhou foi a retirada do Rally dos sertõs de passar pelo Jalapão e nem é apenas do jalapão que ele trabalha e sim com a parte turistica do Estado, nãos ei se vc chegou a ler, mas o meu ultimo post eu comento justamente sobre ele e as indagações que ele propoem sobre tudo que anda ocorrendo no Local...
    No mais, acho que nem precisa que eu vá até o jalapão para confirmar estas atividades, também cito em meu blog que tenho 2 amigos que estão trabalhando diretamente com os organizadores do survivor ... lá no Parque estadual do jalapão e por fotos do orkut pude comprovar várias coisas... que não seriam cabíveis de eu postar5 em meu blog ...

    Muito obrigada pela visita e também pela indagação... fico feliz em poder responder... :D
    Thanks

    ResponderExcluir
  7. Bando de ignorante! Ninguém tem dedo sujo não, o governador assim como qualquer outro governador soh quer mostrar pra fora do Brasil as belezas naturaris de seu estado (TOCANTINS)e ainda divulgar o turismo que é muito mal divulgado no brasil a fora... Soh quem conhece o Jalapão é o povo tocantinense e uns gatos pingados no resto do país!!!

    Os impactos ambientais???? ah os impactos ambientais estão sendo mitigados, até a população está recebendo suporte, tem gente ganhando muito dinheiro, mais de 300 empregados BRASILEIROS ganhando o equivalente a 14 mil reais... porque vcs não vêm aqui (no Jalapão)pra ver ao invés de ficar especulando e falando besteira...

    Tem um professor da Universida Federal do TO (UFT) que falou um monte de bobagem e saiu espalhando besteiro, nem parece que é Engenheiro Ambiental... não tem nada de Irregula, Ibama, Ministério Público e outros órgãos competentes, estão em cima do "caso Survivor" o que não é nem um bicho de 7 cabeças, um processo normal e que a equipe do survivor está cumprindo à risca, até autorização de captura de animais para filmas eles têm... vcs falam do que não sabem!!
    O avião do governador não pôde sobrevoar a área porque já estão filmando!Nem novela aqui no brasil permite interrupção por causa de ruídos...fecham até ruas!!!
    Se eu fosse vcs eu ia trabalhar ai invés de escrever e pensar bobagem!!!

    ResponderExcluir
  8. galera vcs estão muito enganados num é assim não, muitos conceitos devem ser revistos, muito do q foi dito não é real, e estamos numa fase de promoção de locações brasileiras para filmagem, isto naum é apenas bom pro país, é ótimo! se informem.!!

    ResponderExcluir
  9. Eu não tenho NADA contra o reality show.... o que eu tenho contra foi o LOCAL ... por ter sido feito em uma área de preservação... isto sim ... saiba que nenhuma outra área de preservação ambiental deixou que fosse feito lá.... e se vai ser injetado dinheiro no rabo deste povo ( desculpe a ignorancia aí ... mas dá raiva...) eu não tenho anda haver com isso ... o q dá raiva é a inocência deste povo de deixar ser feito no Jalapão só para ser "divulgado"? ... o Jalapão não precisa disto ... AINDA não ... quando ele estiver preparado .. aí sim ... injetem MILHÕES e MILHÕES de reais para isto9 ... aí sim ...


    Muito obrigada pelo comentário ... ams eu agradeceria mais ainda se não aparecesse anônimo ... opnião aqui é sempre bem vinda e RESPONDIDA ... mas serião opnião de anônimo não dá nem GRAÇA.....

    ResponderExcluir
  10. A unica coisa que importa é que esse reality show vai acabar degradando sim, pouco ou muito do nosso belo Jalapão!
    Esses estrangeiros não estão nem ai se vai ter impacto ambiental ou se o que eles fizerem poderá vim a prejudicar o ecossistema da região! Mas o LUCRO é o que importa pra eles! NÃO A EXPLORAÇÃO DESNESCESSARIA DA NOSSA NATUREZA!!
    TIREM OS GRINGOS DE NOSSAS MATAS!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Daiane, vi sua resposta lá no Ligeirices. Cheguei aqui pq pesquisei o texto no google e tem poucas ocorrências e menos referências. Mas valeu a informação. Na lista http://br.groups.yahoo.com/group/geai2002 tem alguns comentários a respeito. Abraços! Tô fazendo um novo blog ambiental e linkando os que tenho visitado. http://aguadonadavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Não consegui postar o link aqui, mas é só ir no youtube e digitar as seguintes palavras: JORNAL DA JOVEM, JALAPÃO, SURVIVOR.

    Vai aparecer o vídeo com as três matérias especiais da Tv Jovem Palmas / Afiliada Record no Tocantins...

    As matérias, feitas por uma rede de televisão local - a única a ter peito para dizer tudo o que está se passando no Jalapão -, são assustadoras e reveladoras. Até mesmo porque as outras emissoras (Tv Anhanguera/Globo, Tv Palmas/Cultura...) estão amarradas até dizer chega com os cofres da SECOM.

    Fingem que nada está acontecendo e distribuem sorrisos amarelos tentando minimizar a tragédia hercúlea que o Governo e os Gringos estão causando no Jalapão.

    Agora, pergunto:

    - Será que os Gringos permitiriam que uma emissora de Tv Brasileira fosse às cataratas do Niágara ou até mesmo no Grand Canyon e fechassem estes locais à visitação pública, enchessem os locais com umas mulatas ao estilo Sargentelli, recheassem um isopor até o talo de cachaça, construíssem uma estrutura gigantesca às margens de rios ou falhas geológicas ameaçadas pela ação do homem, contratassem amiguinhos do governador local pra comprar o silêncio e a consciência de uma povo que venda até a mãe pra se dar bem na vida?????

    Será que os gringos permitiriam??

    DUVIDO!!

    Mas é o que diz uma frase que já está se tornando comum no país: cada governador tem o tocantinense que merece.

    ResponderExcluir
  14. Há eu concordo plenamente com as tuas palavras.... iste caso tem muito mais detalhes e a cada conversa vai aparecendo ...

    Obrigada aeh pelo comentário ..

    E também concordo com a parada aí do "anonimo" até pq se valece de algo .... nem postaria anonimo :D

    ResponderExcluir
  15. há sim ... e muito obrigada por avisar que o vídeo já está no YT!!

    :D

    Vou procurar lá e postar aqui paraa galera hoje atarde :D

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de dizer que o "Anônimo", como a chefe do blog se refere a um dos comentários, escreveu uma das mensagens mais sensatas... Até porque a própria mediadora do debate escreve mal, concorda com a maioria dos comentários, inclusive coisas mal escritas e infundadas, repetindo fatos dos quais não tem confirmação. Há formas mais efetivas de reivindicar e de se indignar com tais ações ainda colonialistas que acontece no nosso Brasil. Estas ações passam pela apuração dos fatos, pela contestação junto às instituições públicas, pelo voto crítico aos representantes políticos, e ainda pelo correto emprego da nossa língua portuguesa.
    Chega a doer os gerúndios insistentes, os assassinatos da concordãncia verbal, a parca ortografia de quase todos, sobretudo da senhora do blog (chega de "estou postando", "está acontecendo, "tem "haver", "desnescessario" ... afff.).
    Por fim, o fato de se estar anônimo pode apenas representar o desejo de não compactuar com tais críticas sem sentido.

    ResponderExcluir
  17. Claro que eu concordo... afinal o MEU blog tem como usuários "a grande maioria" pessoas que lutam a favor do meio ambiente...

    ResponderExcluir
  18. AOS POUCOS OS AMERICANOS E OUTROS VÃO ENTRANDO NO BRASIL. NESTE MOMENTO É PRECISO DESCONFIAR DE TUDO. ESTAS FILMAGEM NÃO PODERIA SER AUTORIZADA. PRÁ VC ENTRAR LÁ NO PAIS DELES É MUITO DIFICIL. NÓS TEMOS QUE HONRAR O QUE É NOSSO.ELES DEVERIAM PAGAR MUITO CARO PRA FILMAR AQUI. É PRECISO CRIAR UMA ONG DE FISCALIZAÇÃO E PROTEÇÃO DO NOSSO TERRITÓRIO. COM AMPARATO POLICIAL CIVIL E MILITAR,COM PODER NA INSTÂNCIA JURÍDICA FEDERAL E INTERNACIONAL. O BRASIL NÃO PODE SER MAIS ESTA AVENIDA QUE ELES PENSAM QUE É.NÃO PODEMOS CONFIAR NEM MAIS NOS NOSSOS VIZINHOS. VIRAM O CASO DA BOLIVIA E EQUADOR.ELES ACHAM QUE A AMAZONAS É DELES, JÁ CRIARAM UM MAPA NOVO PRA ELA NAS ESCOLAS AMERICANAS. ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  19. MAS UM BRASILEIRO MATAR UM ANIMAL SELVAGEM PARA SOBREVIVER É CRIME, PORQUE AMERICANO, INGLÊS, AUSTRALIANO AQUI PODE TUDO E BRASILEIRO PODE NADA?

    QUE PUTARIA É ESSA DELES QUEREREM SER ATÉ DONOS DO ESPAÇO AÉREO?

    CLARO, SE UM PRESIMENTE DESSE NÃO INVESTE NA SEGURANÇA DO ESPAÇO AÉREO, ATÉ BURRO CHÁVEZ MONTADO NUMA VASSOURA VOADORA SE TORNA DONO.

    ResponderExcluir
  20. BEM QUE ME DIZIAM... QUEREM VER O QUE É ENTREGUISMO, DEIXE O PT TOMAR O PODER. TÁ AÍ.

    ResponderExcluir
  21. Vi semana passada uma chamada na TV-Bandeirantes/SP com Datena mostrando o Jalapão. Pena que eu esqueci de assistir. Seria bom de sua parte entrar em contato com a Rede Bandeirantes, e confirmar este post sobre o Jalapão; Recebi de uma amiga este e.mail e estranhei.
    Agnes

    ResponderExcluir
  22. é incrivel que para a maioria basta ser "gringo" para ser um filha da puta! Ate parece que a maioria dos brasileiros não tem descendência extrangeira que acabou com a cultura e o ambiente de milhares de indios. Isso todo mundo esqueceu, né seu silva, santana, lima etc todos descendentes de portugues e espanhois assasinos!!!!!!!!!!!!
    E o que nós estamos fazendo para ajudar? para mudar esse histórico? Somente ficar nervosinho porque tem gente gravando um programa numa mata. Para mim isso não me parece um grande problema. Claro que pode ter um impacto mas não é dos piores e aqueles MUITO MAIS GRAVES que vem acontecendo todos dias e NINGUÊM se manifesta. Para mim gringo ou brasileiro é tudo a mesma coisa. Querem ganhar dinheiro e se dar bem. Quanto a voces ai...que preconceito é esse??? é muito blablabla e pouca ação e mobilização. Quem de voces recicla o lixo em casa? ou ja participou de algum processo de tomada de decisão pública? ou se manifestou com relação a alguma cagada politica??
    vamos acordar gente e parar de ser hipocritas.
    E se realmente esse tal programa for muuuito grave como vcs tão falando então façam alguma coisa mesmo vão atras e PAREM com esse falatorio sem conhecimento de causa e com nenhuma ação concreta.
    É hora de agir !!!
    a amazonia esta sendo destruida por "lindos" brasileiros. Isso não deve ser tão grave para vcs.

    e vou postar como anonimo porque para mim vcs são todos desconhecidos mesmo.Brasileiros patriotas...que orgulho sinto do MEU pais. aloooouuuu

    cuidado que o patriotismo é o primeiro passo para as guerras.
    meu email boasondas2000@yahoo.com.br

    ResponderExcluir