sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Moscas são territoriais, mas nem todas, segundo entomologista

Lendo hoje pela manhã meus e-mails, encontro esta notícia no Ambiente Brasil, achei muito interessante, afinal vários animais são territorialistas, mas ter excessões? isto é relevantemente, engraçado, no mundo "animal".
Leia...

"Será que as moscas são territoriais? Quando ando pelo mato, são as mesmas que me seguem, ou são outras, em outras áreas?

Depende da espécie, mas algumas moscas são bastante territoriais, afirmou Louis N. Sorkin, entomologista do Museu Americano de História Natural. Outras, como a mosca tsé-tsé, são atraídas por objetos grandes e escuros para buscar refeições de sangue, então muitas delas podem seguir um passante potencialmente saboroso. Seres humanos oferecem outros atrativos para os insetos, como calor, umidade, cheiro e dióxido de carbono.

Várias espécies de moscas têm territorialidade baseada em pontos de referência, especialmente para os enxames de acasalamento, e podem retornar à mesma árvore próxima a um lago todos os anos. Moscas Cuterebra machos, também chamadas de gastrófilos, formam grupos de acasalamento no topo de montes, esperando por fêmeas interessadas. Em algumas espécies, existe uma competitividade acentuada entre os machos para assumir e manter um ponto especial.

Em um estudo, cientistas observaram moscas machos da espécie Leschenaultia adusta em pequenas árvores e arbustos nas partes mais altas de um monte no Arizona, que voavam indo e vindo. Tipicamente, somente um indivíduo permaneceu em uma determinada planta por mais de uma hora, aparentemente guardando o local. Esses machos fiéis ao lugar constituíam cerca de um quarto do grupo; mais da metade deles também retornou ao mesmo posto por dois dias ou mais. Algumas vezes, eles participaram de seqüências de perseguição." (Fonte: G1)



Sugestões: daianeea@gmail.com


2 comentários:

  1. Adorei seu blog!

    Principalmente pelos assuntos que ele aborta!

    É sem dúvidas um "blog consciente", e principalmente um blog que oferece um pouquinho mais de cultura a todos que o acessam!

    Mas enfim, o que mais me chamou atenção foi o fato dele abranger assuntos voltados pra Biologia! *-*
    Esse ano termino o ensino médio e espero ter a oportunidade de, no ano que vem, ingressar em uma faculdade de ciências biológicas!

    Ahh, adorei saber mais sobre as moscas! Fiquei fascinado!! Imaginei as moscas como leões e outros animais protegendo seus territórios! OAKSoaksokaOskaOS

    MuitOoOoO bom!
    Já pensei muito em criar um blog sobre o assunto! Mas, sei lá... acho que não daria conta...

    Beijão !
    Tudo de bom pra vocÊ!

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez eu aqui, ótimo post. Mas vou ser sincero, I hate moscas.



    Visite Meu BLOG, deixe seu comentário: http://tchannannan.blogspot.com/

    ResponderExcluir