segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Ações que valem pela vida TODA!


Questões como o desenvolvimento, a sustentabilidade ou o desempenho ambiental ganharam foco no século 21 por causa do aquecimento global, problemas como o desmatamento já são de muito dantes, é o que lembra Dorothy Maclean, com 88 anos de idade, desde a década de 60 ela milita pela causa verde.
É isto aí, a revista Cláudia deste mês de outubro veio com uma incrível história, desta mulher, que não nos pede para que acreditemos em nada, mas convida para deitar à sombra de uma árvore e respirar. Segundo ela, um bosque é "uma legião de seres vivos, compassivos, dotados de inteligência especial." Na campanha em que o site Um milhão de árvores promove, você encontra depoimentos de gente de todos os cantos para salvar a Terra plantando árvores e também a contagem destas.
Mas agora esta campanha encontra parceiros internacionais como é o caso de Judy McAllister (ecovila escocesa) e Dorothy Maclean da Fundação Fidhorn, da Escócia. Que vieram ao Brasil para algumas palestras e Dorothy aproveitou para lançar seu livro "O chamado das árvores - Editora IRDIN". Dorothy viaja o mundo todo fazendo da ecologia uma missão espiritual.
"Somos todos um"
E ainda lembra que além de plantar árvores novas, é preciso preservar as madurasque tem grande capacidade de absorver gás carbônico e transforma-lo em oxigênio.
Não dá para agrir efetivamente para que atemperatura não suba ou que cesse a devastação da Amazênia, mas uma forma de fazer sua parte é visitar algumas das árvores centenárias espalhadas pelo Brasil:
- 3 figueiras - Parque do Ibirapuera, SP - 100 anos.;
- Jatobás, Jequitibás - Parque Trianon (Av. Paulista, PS: Eu visitei e são belíssimas) - +- 500 anos;
-Jequitibá-rosa, com 40 metros de altura, 3 metros de diãmetro e 3000 anos - Parque Estadual de Vassununga - Santa Rita do Passo Quatro - SP.

De pensar que estas árvores gigantes e outras nasceram de uma sementinha, que nós também podemos plantar, sem nem precisar de ter sítio ou fazenda, algumas gostam de pequenos espaços como árvores da felicidades, a murta e o f´cus.
Algumas frutíferas podem dar frutos em apartamentos, tendo luz direta, como a romã e a jabuticabeira, que é uma beleza quando amadurecem os seus frutos. "Ter uma planta é ter o prazer de ver de perto, dia-a-dia, como na natureza tudo se transforma."

Daiane Santana
Fonte: Revista Cláudia - outubro (2008)
"O espírito da luta verde deve ser amoroso porque a batalha é pela vida inteita: pela floresta e por todas as sementes"
Maria Neder

6 comentários:

  1. Parabéns por sempre estar do lado da vida, do lado da natureza. Venho sempre aqui e adoro as postagens.


    VISITEM:
    http://tchannannan.blogspot.com/[b]

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!
    Muito bom o seu blog...
    Bem interessante, informativo...
    Gostei, quero ser seu parceiro, vamos trocar os botões "Link-me"??
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  3. - Olá me emociono quando pouco á pouco descubro que não sou louco nem um idealista louco como muitos querem me fazer parecer, tranformo lixo em arte, arte em oportunidaes, oportunidades em conhecimento, conhecimento em aulas para quem as queira, melhor ainda é que ao tranformar o resíduo em arte produzo inevitavelmente o sub resíduo que decomposto é empregado no plantio de mudas de árvores nativas, até agora já foram mais de 5000 entre as quais Cedro Rosa, Jacarandá, Canjaranas, Pinho Bravo, Mogno, Pau Brasil, Perobinha, Muirapiranga e tantas outras!
    - Não quero medalhas não quero os holofotes apenas faço a minha parte e adoraria ver cada vez mais pessoas á repetir o gesto, bola pra frente né, olha adorei muito seu post e seu blog parabéns e obrigado por fazer parte de um mundo que dá sua contribuição em direção a construção de um mundo melhor e mais justos para tudo e todos! obrigado...

    ResponderExcluir
  4. muito legal seu blog.
    continue assim do lado da vida.
    Parabéns.


    abraço

    ResponderExcluir