sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Os recordes da temperatura


A variável temperatura é muito estudado, só perde mesmo para a precipitação. O Brasil, um país de dimensões consideráveis, possui alta variabilidade de temperatura. Muitos são os fatores que contribuem para isto, como a grande diversidade de vegetação que fazem com que o clima brasileiro apresente áreas predominantemente quentes e outras de clima temperado.

Os recordes de temperaturas máximas e mínimas no Brasil depois da década de 60 concentram-se principalmente em anos posteriores a 1990, embora várias estações (INMET), em alguns meses, tenham apresentado seus recordes em anos de décadas anteriores.

O ano de 1998 foi um ano muito quente, devido à influência do mais forte El Nino, neste mesmo ano várias estações meteorológicas registram os seus máximos índices de temperatura máxima. Os percentuais de estações cujos recordes se deram a partir dos anos 90 e a partir dos anos 2000 superam em muito os percentuais registrados nas décadas de 60, 70 e 80. Estes resultados reforçam evidências registradas em estudos sobre mudanças climáticas globais de que muitas áreas do Planeta vêm experimentando temperaturas médias mais elevadas, principalmente, a partir da década de 80.

Fonte: Análise de recordes de temperaturas máximas e mínimas no Brasil para o período de 1961-2006.

SANTOS SILVA, F.D.

_______________________

Sugestões: daianeea@gmail.com

3 comentários:

  1. Isso já tem uma longa história...

    Porem toh vendo que mesmo avisando avisando nada acontece...

    Vi esses dias q o canada perdeu 25%de sua área de gelo...

    E realmente o Brasil está cada vez mais quente... tenho um blusão q comrpei há uns 3 anos, eu só uso ele no inverno, quando ainda era extremo de frio sair na rua em pleno inverno... mas cada ano q passa, menos eu o uso... =/

    O estranho é... os dias estão mais quentes e as noites estão mais frias...

    Muito estranho o________o"

    ResponderExcluir
  2. [i] rsrs e eu que moro em um Estado onde nem frio faz;..... só mesmo no período chuvoso ... que o tempo fica "ameno" mesmo hehehehe

    Blusa de frio aq2ui é peça raaaaara hehehee

    Imagine o que isto vai virar daqui algumas décadas .. o.O

    Abraços Diego!!

    ResponderExcluir
  3. tah cada vez mais complicado, fica de olho aí pra gente viu? Não deixa os homi acabar com o mundo naum!
    auAHuAHuaHU

    ResponderExcluir