sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Cadê a chuva?


Daiane, sem querer te atrapalhar. Quero te dar uma sugestão pro blog. Porque não publica algo sobre o clima seco do Tocantins, sobre a demora da chuva, algo que vocês ai pesquisaram a respeito do assunto. Marcelo Barreto

O clima seco de nossa região é algo que climatologicamente está no previsto, pois sofre algumas influências de fenômenos como a ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul (um dos principais fenômenos responsáveis pela variabilidade intra-sazonal durante o verão na América do Sul e o principal mecanismo responsável por períodos prolongados de precipitação sobre o sudeste do Brasil. Sabe-se que este sistema sofre influências tanto de fatores remotos quanto locais. Dentre os locais, os Andes o intensificam, auxiliando a alimentação da convergência com o ar úmido da região Amazônica, único fator consensual para a formação deste fenômeno). Além do que nosso período de seca vai de maio a setembro, assim pode-se verificar que estamos no período de transição do período seco para o chuvoso, conseqüentemente, não dá para dizer que há uma demora da chuva. Na figura ao lado (clique aqui para ampliar) mostra a concentração de dias sem chuva em nossa região, registrando mais de 60 dias, sendo a atualização em 25/09 (ontem), mas a última chuva registrada no período chuvoso foi em 26/05, para Palmas - TO totalizando uma média de 120 dias sem chuva, o que equivale realmente ao período de seca nesta região.

______________

Sugestões: daianeea@gmail.com
Daiane Santana

2 comentários:

  1. Olá Daiane,

    Primeiro obrigado por visitar o Blog (Sadeck - Geotecnologias).
    Gostaria de parabenizá-la pelos post´s do Vivo Verde, pois tem conteúdo de alta qualidade, bastante atual e informativo.

    Valew!!!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. É Daiane, realmente não teve nada de novo. uhasuhashusa.
    Mas ta valendo, obrigado por aceitar a sugestão, mesmo que meio "vaga".
    ^^'

    Um beejão.
    =*

    ResponderExcluir